Super banner

Atletas paraolímpicos do Uniaraxá são beneficiados pelo governo do Estado

Atletas paraolímpicos do Uniaraxá são beneficiados pelo governo do Estado

A Secretaria de Estado de Esportes e Juventude (Seej) firmou convênio com o Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) através do Programa Minas Paraolímpica, na tarde desta terça-feira (19), em solenidade realizada no auditório do prédio da Fundação Cultural de Araxá (FCA), mantenedora do Uniaraxá.

O Minas Paraolímpica foi lançado em 2005 como parte do Projeto Estruturador do Esporte em Minas Gerais se fundamentando em dois princípios básicos que são a inclusão e a equiparação de oportunidades, buscando sempre preservar a democratização e a qualidade do acesso das pessoas com deficiência às atividades esportivas.

O coordenador do curso de Educação Física, Sérgio Cardoso Barcelos, destaca que o Uniaraxá é a primeira instituição a firmar convênio com o Minas Paraolímpica. “O projeto tem como objetivo maior a formação esportiva de atletas com deficiência, um projeto já oferecido pelo Uniaraxá há quatro anos. Este convênio vai beneficiar a compra de equipamentos e transportes dos atletas, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida dos deficientes”, afirma.

A Seej foi representada pela coordenadora do Programa Minas Paraolímpica, Rosana de Carvalho Pereira Bastos, ex-atleta que fez parte da Seleção Brasileira de Basquete durante as Paraolimpíadas de Atlanta, em 1996. Ela diz que o convênio com o Uniaraxá pode ocasionar a descoberta de novos atletas foram do eixo Belo Horizonte e Uberlândia. “Quem sabe os atletas daqui podem até se tornar uma referência nacional e internacional. Estamos com uma grande expectativa porque o Uniaraxá oferece uma excelente estrutura para a formação e promoção desses atletas”, afirma.

As modalidades contempladas pelo convênio são o basquete em cadeira de rodas, natação, goalball (tipo de handebol para deficientes visuais) e atletismo.

Além de Rosana e Sérgio, a solenidade contou com a participação do reitor do Uniaraxá, Válter Gomes, do presidente da FCA, Luiz Antônio Ribeiro Borges, do prefeito Jeová Moreira da Costa, da secretária municipal de Educação, Giovana Maria Mesquita de Paula Guimarães, da diretora Administrativa da Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência de Araxá (Fada), Maria da Conceição de Aguiar dos Santos, professores, universitários e funcionários.

Clube Uniaraxá

Durante a assinatura do convênio, foi anunciada a implantação do Clube Uniaraxá. Alunos, professores e funcionários terão uma opção a mais de lazer durante os sábados, das 14h às 18h, na utilização da estrutura esportiva do campus do Uniaraxá. O cadastramento para o acesso gratuito no clube deve ser realizado na Coordenação do Curso de Educação Física e o clube começa as atividades neste sábado (23).

“O clube vai contribuir para a manifestação de lazer de alunos, professores e funcionários. Temos uma meta futura de montar equipes de vôlei, basquete, futsal e outras modalidades pelos próprios alunos”, destaca Sérgio.

Notícias relacionadas