Super banner

Atraso de repasse para a CDL pode prejudicar decoração natalina

Atraso de repasse para a CDL pode prejudicar decoração natalina

Itamar Machado, presidente da CDL Araxá

Faltando menos de 20 dias para o início das atividades programadas pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Araxá (CDL) para o Natal 2014, a realização do projeto de decoração do comércio está comprometida. A Prefeitura Municipal de Araxá ainda não repassou a terceira e última parcela do convênio com a entidade, que deveria ter sido feito no dia 1º de novembro.

O recurso viabiliza a aquisição, instalação, manutenção e segurança da decoração. Da mesma forma que sem o orçamento total, não é possível desenvolver os demais eventos programados, como o Concurso de Natal nas Lojas e Residências, além da proposta de premiar o melhor arranjo das escolas da rede pública de ensino.

Parte do material adquirido, que corresponde a 80%, chegou à cidade há 15 dias. Porém, de acordo com o presidente da CDL, Itamar Machado, a liberação de outros adereços depende do pagamento à empresa fornecedora, instalada em Joinville (SC).

“Existem várias despesas a serem cobertas com o dinheiro do referido convênio, para que a decoração possa ser devidamente instalada e assim cumprir a finalidade de fomentar o comércio local e trazer uma visibilidade maior para o turismo regional em nossa cidade”, diz Itamar.

Ainda segundo o presidente, a justificativa do poder público pelo atraso do pagamento seria a falta de recursos nos cofres da prefeitura, que, de acordo com ele, está priorizando outros compromissos tão importantes, como este. “Caso essa parcela do convênio não for paga imediatamente, fica complicado realizar em tempo hábil a instalação adequada do material já adquirido, pois o trabalho é demorado e demanda mão de obra especializada. Além disso, a entidade não possui recurso próprio para cobrir essas despesas e também do débito já existente com a empresa fornecedora da decoração.”, diz.

Sobre o projeto

No dia 16 de agosto, a Câmara Municipal aprovou, por 11 votos a 1, o convênio entre a prefeitura e CDL no valor de R$ 500 mil. Depois de modificações da proposta original, ficou definido que, além da região central, a Igreja Matriz de São Domingos, avenida Imbiara até a terceira rotatória sentido Centro/bairro, avenida Washington Barcelos e a entrada da cidade receberiam iluminação no período de novembro a janeiro de 2015.

Outra novidade fica por conta das ações culturais. Todos os dias, a partir das 19h, acontecerão apresentações artísticas com diferentes manifestações no Centro e Teatro Municipal. Para isso, a CDL vai investir em artistas locais, segurança e profissionais para a montagem de cenários.

Notícias relacionadas