Super banner

Balanças do Alto Paranaíba e Triângulo serão monitoradas por câmeras

Balanças do Alto Paranaíba e Triângulo serão monitoradas por câmeras

As cinco balanças do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro – Araxá/BR-262, Uberlândia/BR-050, Uberaba/BR-050, Patos de Minas/BR-365 e Comendador Gomes/BR-153  – vão contar com um novo dispositivo contra motoristas de ônibus e caminhão que costumam fugir da pesagem obrigatória. A partir da segunda quinzena deste mês, eles serão flagrados por câmeras que estão sendo instaladas gradativamente nos locais.

De acordo com o Dnit, 50% dos veículos pesados que transitam nas rodovias federais não passam pela pesagem obrigatória. Apesar de aguardar normatização do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para validar as multas, o uso das câmeras vai auxiliar o trabalho dos fiscais que anotam a placa dos veículos irregulares.

Para quem não passar pela pesagem obrigatória a multa prevista é de R$ 127, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em caso de reincidência o valor será dobrado.

Fiscalização nas balanças

De acordo com o Contran, a carga máxima permitida para o transporte depende do modelo, do tamanho e da potência dos veículos. O peso máximo autorizado é calculado sobre a quantidade de eixos do veículo.

Notícias relacionadas