Super banner

Câmara aprova legislação que proporciona maior segurança em piscinas de uso coletivo

Câmara aprova legislação que proporciona maior segurança em piscinas de uso coletivo

Foi aprovado pela Câmara Municipal o Projeto de Lei 94/2017, de autoria do vereador Raphael Rios, que visa proporcionar mais segurança no uso de piscinas de uso coletivo em Araxá.

O projeto obriga a instalação de dispositivo de segurança em sistema de sucção de piscinas de uso coletivo, abrangendo clubes sociais e desportivos, condomínios, hotéis, academias e similares da cidade.

A medida objetiva impedir acidentes que causem afogamentos, principalmente de crianças, lesões irreversíveis e até mortes, conforme divulgado recentemente na imprensa nacional, quando nos últimos anos pelo menos cinco crianças morreram por causa de afogamentos causados por ralos de sucção que prenderam o cabelo ou outra parte do corpo.

Raphael destaca que a tramitação da proposta, que durou 21 dias, foi tranquila, recebendo votação favorável de todos os vereadores que estavam no plenário. “Trata-se de uma simples ação e um baixíssimo investimento, pois um dispositivo de segurança pode ser adquirido a partir de R$ 50, para uma causa muito importante que é a segurança dos usuários dessas piscinas coletivas. Ainda não tivemos ocorrência dessa natureza em Araxá, mas estamos evitando tragédias, ainda mais com a chegada do verão”, relatou Raphael durante a apreciação do projeto.

O projeto estipula ainda que as piscinas novas devem ter, além do dispositivo de segurança, bombas que interrompam o processo de sucção do ralo se encontrar obstruído. O descumprimento da lei está sujeito à multa em caso de primeira notificação e interdição da piscina em caso de segunda notificação.

O projeto segue para sanção do prefeito municipal Aracely de Paula.

Notícias relacionadas

1 Comentário

  1. Ponto Das Piscinas

    Muito bom, ter uma piscina segura é a melhor forma de evitar acidentes de sucção em piscinas…

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *