Super banner
Super banner

Circuito da Canastra e parceiros viabilizam projeto Trens Turísticos

Circuito da Canastra e parceiros viabilizam projeto Trens Turísticos

Equipe que promoveu o estudo na malha ferroviária - Foto: Divulgação

Da Redação – Foi realizado no final de junho um levantamento para análise da situação da malha ferroviária e das estações no trecho que compreende Uberaba a Ibiá, passando por Araxá. O estudo teve como objetivo levantar informações referentes ao trecho para verificar a viabilidade de implantação do de um projeto que visa agregar valor ao destino turístico, contribuindo para a preservação da memória ferroviária, configurando-se como um atrativo cultural por prever a restauração das estações ferroviárias.

Uma equipe formada por representantes das associações dos Circuitos Turísticos da Canastra, dos Lagos e Triângulo, além de representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico Turismo e Parcerias, Desenvolvimento Rural, da Fundação Cultural Calmon Barreto, da Associação de Ex-Ferroviários de Ibiá, juntamente com o consultor do Projeto Trens Turísticos, José Antônio Silva Coutinho, e com os funcionários da Ferrovia Centro Atlântica (FCA).

De acordo com a equipe, a visita ao trecho só foi possível com a colaboração da FCA, que além do piloto e copiloto, também disponibilizou um auto de linha, transporte próprio para andar na linha férrea, para o êxito dos trabalhos.

Auto de linha - Foto: Divulgação

Após a visita, na sexta-feira passada (1°) foi promovida uma reunião de fechamento dos trabalhos na sede do Circuito da Canastra, onde os participantes pontuaram como positiva a primeira etapa, que servirá de base para a formatação e levantamento dos custos do projeto, que definirão a viabilidade do mesmo para a região.

As próximas etapas assim que definidas serão repassadas aos municípios prevendo já os custos do projeto.

O Projeto Trens Turísticos é mais uma ação do Circuito da Canastra para fomentar o desenvolvimento do turismo e beneficiar seus associados.

Com Ascom

Notícias relacionadas