Super banner

Codemig inicia revitalização do Barreiro

Codemig inicia revitalização do Barreiro

Construção de passeios na avenida do Lago Sul - Foto: Divulgação/Codemig

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) iniciou a execução do projeto de Revitalização da Estância Hidromineral do Barreiro. A diretoria da estatal autorizou a recuperação da área externa do Grande Hotel, como os parques e jardins, e a restauração e limpeza das fachadas do complexo e das Termas. Uma vigilância educativa 24 horas no Lago Norte também foi implantada no último dia 3 de novembro. O objetivo é evitar a depredação do local que tem sido alvo de vândalos nos últimos meses, além de incentivar visita de turistas e araxaenses ao complexo.

O Lago Norte tornou-se desde a sua inauguração, janeiro de 2010, um dos principais atrativos turístico de Araxá e uma das mais belas paisagens do Barreiro. Revitalizado pela Codemig com investimentos da ordem de R$ 3 milhões, o local conta com pista de caminhada ao entorno do lago, iluminação, paisagismo, playground, além de pista de rolamento e estacionamento para veículos. A recuperação e vigilância do local, além da revitalização do Grande Hotel e das Termas Araxá, são as principais demandas solicitadas à estatal para este ano.

Limpeza da fachada do Grande Hotel - Foto: Divulgação/Codemig

O vice-presidente da Codemig, Antônio Leonardo Lemos Oliveira (Toninho), diz que a revitalização do complexo é prioridade. “O presidente da Codemig, Oswaldo Borges, definiu a recuperação do complexo como a prioridade para 2011. Será um grande investimento na reurbanização do entorno do Grande Hotel. Já iniciamos as obras de recuperação dos passeios em toda a extensão da avenida no Lago Sul, entre a piscina e as Águas Minerais”, afirma.

“O projeto de iluminação para o local também já está em fase final de estudo e para 2012 será mais um benefício a ser implantado Os serviços de restauração e limpeza das fachadas do Grande Hotel e das Termas, investimentos de R$ 3 milhões, também já começaram”, destaca o vice-presidente.

Vigilância educativa 24 horas no entorno do Lago Norte, revitalizado recentemente - Foto: Divulgação/Codemig

De acordo com Toninho, são vários os projetos em andamento. “O nosso objetivo é agregar valor à beleza do local e incentivar a visita de turistas e araxaenses no complexo. No que diz respeito à segurança, implantamos um serviço de vigilância em parceria com uma empresa araxaense no início de novembro. Os principais problemas detectados pela Polícia Militar (PM) quanto ao vandalismo ocorriam no período noturno e com uma vigilância educativa 24 horas no Lago Norte já podemos notar uma redução considerável de vândalos no local. Todas essas melhorias terão sequência com a restauração da Igreja de Nossa Senhora das Graças e a recuperação da Fonte Andrade Júnior, ou seja, será um projeto audacioso que beneficiará muito nossa cidade.”

Segundo o vice-presidente, outra ação que está nos planos da Codemig refere-se à questão das barracas existentes na lateral da Igreja. “Não há condições de permanecer como está, pois vai contra qualquer tentativa de revitalização do Complexo do Barreiro. Imagina o que o turista que nos visita pensa ao ver aquela situação. Recentemente, a prefeitura apresentou uma proposta de construção de um espaço que abrigaria o artesanato e a praça de alimentação e há boas chances de termos esse espaço criado no Barreiro. A atenção dispensada pela diretoria da Codemig para com o Grande Hotel e demais equipamentos ali instalados é enorme e acredito que a criação de um espaço de artesanato é uma boa solução para essas nossas necessidades”, destaca.

Expominas e Distrito Industrial

Toninho ressalta que além dos projetos no Complexo do Barreiro, a Codemig está com outros dois projetos bem adiantados. “O projeto da nova Expominas e a construção do trevo do Distrito Industrial, pleito este apresentado pelo deputado estadual Bosco, estão avançando e, em breve, já teremos boas noticias para a população araxaense que reivindicam essas duas obras há algum tempo”, diz.

“Outra boa notícia é em relação ao projeto de lei encaminhado pelo governador Anastasia à Assembléia Legislativa que trata do repasse das áreas pertencentes à Codemig e que compõem os Distritos Industriais para a gestão dos municípios. Uma matéria que deverá exigir uma ampla discussão por parte dos parlamentares mineiros, considerando que hoje existem em Minas 52 Distritos Industriais instalados, dentre esses, o de Araxá”, explica o vice-presidente da Codemig.

Notícias relacionadas