Super banner

Coleta de lixo em Araxá é exemplo para outras cidades

Coleta de lixo em Araxá é exemplo para outras cidades

Representantes da Unesco Hidroex reunidos com associaçãos de catadores em Araxá - Foto: Ascom/PMA

Da Redação – Representantes da Unesco Hidroex, fundação sediada em Frutal, estiveram em Araxá recentemente para conhecer o processo de coleta de lixo na cidade. Os conheceram o trabalho das equipes de limpeza urbana e das associações de catadores Reciclara  e Foco Ambiental.

Tânia Aparecida Silva Brito, diretora de pesquisa da fundação, afirma que o trabalho realizado em Araxá repercutiu bastante e por isso ela veio conhecer pessoalmente.

“Nós estamos procurando bons exemplos em termos de reciclagem para montar um projeto em Frutal e região, e descobrimos em Araxá um exemplo maravilhoso.”

Ela ressalta que a coleta em Araxá sobre o foco social proporcionado pela coleta seletiva. “Gostamos do trabalho que está sendo feito aqui tanto com relação ao meio ambiente, ao lixo, e também no que diz respeito ao aspecto social, com valorização dos catadores e garis. A gente viu um trabalho todo integrado. Conhecemos uma visão diferente daquilo que poderia ser um problema, que é o lixo, e a cidade está conseguindo dar um outro valor pra isso.”

Para o chefe da coleta de lixo em Araxá, Donizete Carneiro, a valorização do gari é fundamental para que o trabalho seja bem sucedido. “A cidade é limpa com carinho pela nossa equipe que é bem valorizada pela administração municipal.”

Em 2010, o trabalho promovido em Araxá foi homenageado pelo governo federal através do Selo Amigo do Catador.

Com Ascom PMA

Notícias relacionadas