Super banner
Super banner

Conferência Regional realizada em Araxá define propostas para políticas públicas voltadas às mulheres

Conferência Regional realizada em Araxá define propostas para políticas públicas voltadas às mulheres

Mais de 140 participantes estiveram reunidas em Araxá, no dia 26 de junho, para a primeira edição da Conferência Regional de Políticas para as Mulheres. O encontro abriu o ciclo de conferências preparatórias para a 5ª Conferência Estadual e teve como foco a construção de propostas voltadas à equidade de gênero e à garantia de direitos.

Promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e pelo Conselho Estadual da Mulher (CEM-MG), em parceria com o Instituto Periférico, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Araxá (CMDM) e a Secretaria Municipal de Assistência Social, o evento contou com a participação de representantes de cidades como: Araxá, Uberlândia, Uberaba, Douradoquara, Estrela do Sul, Frutal, Prata, Tupaciguara e Belo Horizonte.

A programação foi dividida em grupos de trabalho que discutiram oito eixos temáticos. As propostas elaboradas seguem agora para a etapa estadual, que reunirá as contribuições de todas as conferências regionais. Durante o evento, foram eleitas as delegadas que representarão a regional de Araxá: Mirtes Mirian Pereira, da sociedade civil, e Maristela Dutra, do poder público.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Leany Tupinambá, ressalta a importância da troca de experiências entre os municípios e destaca que a conferência despertou o interesse de outras cidades em conhecer a estrutura local. “Araxá tem se destacado como uma cidade comprometida com o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres. Com ações concretas e uma rede de apoio em constante construção, o município vem assumindo um papel de liderança, tornando-se referência para outras cidades da região”, conta.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Lillian Pereira, o momento foi importante para refletir e propor ações efetivas. “A conferência foi uma oportunidade valiosa para debater políticas públicas transformadoras. Araxá tem um diferencial por contar com um conselho ativo e uma rede consolidada. Foi o momento de compartilhar a trajetória que estamos construindo por meio do Organismo de Políticas para as Mulheres (OPM), do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e de diversas outras iniciativas voltadas à promoção dos direitos das mulheres”, enfatiza.

A conferência realizada em Araxá foi a primeira de uma série que busca reunir representantes de cerca de 50 municípios por edição em diferentes regiões de Minas Gerais. O objetivo é ampliar a participação social e fortalecer a construção coletiva de políticas públicas voltadas às mulheres mineiras.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *