Super banner
Super banner

Confira a divulgação dos resultados das Eleições 2008 pela internet

Confira a divulgação dos resultados das Eleições 2008 pela internet

Neste domingo (5) de eleições, após o encerramento da votação, candidatos e eleitores brasileiros poderão acompanhar os resultados das urnas pela internet, através do sistema Divulga 2008. Desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o sistema apresentará, por meio de telas e relatórios, resultados parciais e totais das apurações dos votos dos candidatos, partidos e coligações que estão concorrendo aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, além do número de votos válidos, votos totalizados, votos pendentes, votos não totalizados, votos não-apurados, votos nulos, votos em branco, votos nominais, votos apurados, votos de legenda, eleitorado, comparecimento e abstenção.

O eleitor não encontrará esses resultados diretamente no site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Para a divulgação dos resultados de todas as urnas de Minas Gerais, o TER-MG fez parceria com provedoras de internet – empresas previamente cadastradas que contribuem com a Justiça Eleitoral na divulgação dos resultados.

Para visualizar esses dados e acompanhar a apuração, o eleitor deverá fazer um download do Divulga 2008, disponível nos sites do TSE e do TRE-MG. Juntamente com o sistema serão baixados o respectivo manual e as páginas de ajuda (em formato HTML) para orientar os usuários que o instalarem no computador. Após esse procedimento, os sites dos parceiros poderão ser acessados,  além do Diário de Araxá que vai disponibilizar a apuração em tempo real.

Eleições em Araxá

Para as Eleições 2008, Araxá conta com o eleitorado de 66.280 pessoas, sendo 196 sessões (mais três agregadas) distribuídas em 27 locais de votação. O maior colégio eleitoral de Araxá fica na Escola Estadual Luiz Antônio Corrêa de Oliveira (Polivalente), com 5.196 eleitores.

O município tem três candidatos a prefeito, Bosco (DEM), Jeová Moreira da Costa (PDT) e Toninho Barbosão (PT), além de 114 candidatos que disputam dez vagas na Câmara Municipal.

Notícias relacionadas