Super banner
Super banner

Copasa de Araxá é recertificada pela ISO 9001/2000

Copasa de Araxá é recertificada pela ISO 9001/2000

A unidade da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) de Araxá obteve no mês passado a recertificação da ISO 9001/2000. O sistema só é recertificado ao demonstrar inovação e alcance de melhorias, comprovada por auditorias realizadas a cada três anos.

O sistema de abastecimento do município foi auditado pela British Standards Institution – BSi Brasil Sistemas de Gestão, incluindo atividades internas e externas. O órgão certificador destacou a maturidade do sistema, o comprometimento de todos com a gestão da qualidade e o envolvimento da gerência local.

“O comprometimento das pessoas com o processo tem contribuído bastante para a melhoria contínua da unidade de Araxá e, conseqüentemente, para o alcance dos objetivos estratégicos da empresa”, destaca o gerente do Distrito Alto Paranaíba (DTAA) da Copasa, Jairo José Carneiro.

Dentre as várias premiações que Araxá tem recebido, destacam-se o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), em 1999; a ISO 9001/2000, em 2002, com o Sistema de Atendimento Integrado (SATI), ampliada em 2005 para todo o sistema de abastecimento. Em 2003, o DTAA ganhou o Prêmio Mineiro de Qualidade (PMQ).

ISO

ISO significa International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização). Seu objetivo é promover o desenvolvimento de normas, testes e certificação, com o intuito de encorajar o comércio de bens e serviços. A organização é formada por representantes de 91 países, cada um representado por um organismo de normas, testes e certificação.

Por exemplo, o American National Standards Institute (ANSI) é o representante dos Estados Unidos na ISO. O ANSI é uma organização de normas que apóia o desenvolvimento de normas consensuais nos Estados Unidos, no entanto não desenvolve em escreve estas normas, mas providência estrutura e mecanismos a fim de que grupos industriais ou de produtos se juntem para estabelecer um consenso e desenvolver uma norma.

Notícias relacionadas