Super banner
Super banner

Defesa Civil realiza capacitação para gestores municipais em Araxá

Defesa Civil realiza capacitação para gestores municipais em Araxá

Gestores municipais participam em Araxá da Capacitação Regional em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas. O evento, que termina nesta quinta-feira (27), é a segunda capacitação de 2017. O curso, realizado pelo Gabinete Militar do Governador, por meio da sua Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, tendo como parceira a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), visa fortalecer e aprimorar os conhecimentos sobre ações de prevenção e preparação para desastres, bem como medidas de respostas emergenciais.

As aulas são ministradas por integrantes da própria Defesa Civil Estadual e conta com a participação de docentes de outras instituições como Rodrigo Bueno Belo, diretor de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Eventos Críticos, do Instituto Estadual de Florestas e Paulo César de Souza, da Secretaria Estadual de Saúde.

Para o diretor técnico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, capitão Junior Silvano Alves, “o importante é que os gestores locais e municipais compreendam a necessidade de atuação na gestão de riscos de desastres e a participação de todos como agente de proteção e defesa civil.”

“O curso tem possibilitado aos municípios participantes o interesse pela criação e efetivação da atuação das coordenadorias municipais de proteção e defesa civil”, ressalta o capitão.

Para o sargentoPM Breno Campelo Costa, que é um dos instrutores do curso, durante os três dias de apresentações, os participantes “poderão aprender e desenvolver conhecimentos para gestão do risco e do próprio desastre, por meio da compreensão dos conceitos básicos de proteção e defesa civil, dos preceitos para monitoramento de áreas de riscos, planejamento contingencial e mudanças climáticas com a equipe da Feam”.

O evento reúne representantes municipais de Araxá, Cachoeira Dourada, Campos Altos, Engenheiro Navarro, Machacalis, Novo Cruzeiro, Perdizes, Santa Juliana, São Tiago, Tapira, Tupaciguara, Uberaba e Uberlândia, além de membros do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, da Polícia Militar de Minas Gerais, da Polícia Rodoviária Federal e de empresas locais.

A capacitação pretende reforçar o Programa Minas Mais Resiliente (MMR) que atende ao contexto das Políticas Transnacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) e desdobra a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil em Minas Gerais.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x