Super banner

DER anuncia implantação de redutores eletrônicos em Araxá

DER anuncia implantação de redutores eletrônicos em Araxá

O redutor eletrônico do acesso à Estância Hidromineral do Barreiro (avenida Geraldo Porfírio Botelho/trevo Barreirinho) será reativado e outros dois serão implantados em Araxá, nas avenidas Hitalo Ros (saída para BH) e Tancredo Neves (saída para Franca/SP), até o final do ano pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). Os locais estão entre os principais pontos de acidentes de trânsito na cidade.

As instalações fazem parte do processo de instalação de 196 redutores eletrônicos de velocidade nas rodovias mineiras pelo governo do Estado – investimento de 98,5 milhões -, sendo 74 na primeira fase do projeto que faz parte do Programa Estruturador de Aumento da Capacidade e Segurança dos Corredores de Transporte de Minas Gerais (Proseg).

Os primeiros equipamentos serão instalados em trechos de maior fluxo de veículos e maior índice de acidentes, localizados na Região Metropolitana de BH e nas regiões Central, Sul, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O objetivo é reforçar a fiscalização nas estradas e diminuir o número de acidentes, dando mais segurança para a população.

Após instalados, os radares funcionarão em caráter educativo até a conclusão da aferição dos equipamentos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), obedecendo às exigências do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), e as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Os redutores eletrônicos registrarão, durante 24 horas, a velocidade e a imagem de qualquer veículo. Os equipamentos fornecerão relatórios estatísticos apresentando a contagem do volume de tráfego, especificando o tipo de veículo e, ainda, o percentual de veículos autuados em relação ao fluxo total de passagem.

Notícias relacionadas