Super banner

Desbravadores do Cerrado apresenta feira com a participação de 2 mil alunos

Desbravadores do Cerrado apresenta feira com a participação de 2 mil alunos

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) está realizando uma feira que marca o encerramento do projeto Desbravadores do Cerrado em 2008. O evento foi aberto hoje (13) e acontece até amanhã (14), no Centro Cultural do Sesc, com a participação de 39 escolas da rede pública e particular, abrangendo mais de 2 mil alunos. O projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e conta com o apoio do Sesc.

A feira conta com estandes com trabalhos elaborados pelos alunos no decorrer do semestre, além de 18 apresentações artísticas e culturais. O encerramento do evento vai contar com diversas premiações dos melhores trabalhos apresentados.

O projeto tem o objetivo de enriquecer as atividades escolares através da promoção do conhecimento dos recursos naturais do Cerrado. O projeto é realizado pela primeira vez e, inicialmente, contou com a participação de 52 escolas (3,2 mil alunos).

 “É um projeto muito importante criado pela CBMM e que tem a parceria da prefeitura. Estamos trabalhando com os alunos na conscientização e eles levam para as suas famílias todos os ensinamentos que receberam nas escolas durante o período”, destaca a secretária municipal de Educação, Marlene Borges Pereira.

O superintendente de Tecnologia da CBMM, Rogério Contato, diz que na vida empresarial é muito importante a execução da responsabilidade socioambiental. “A CBMM acredita não só na realização dos eventos como no fomento da educação. O projeto nos possibilita levar para a comunidade todas as questões de diversidades ambientais que o Cerrado apresenta, e nada melhor fazer isso através da educação”, afirma.

A coordenadora do Centro de Desenvolvimento Ambiental da CBMM, Laura Teodoro de Oliveira Fernandes, diz que desde 1992 a mineradora desenvolve projetos voltados para a educação ambiental. “A CBMM é uma das empresas pioneiras no desenvolvimento de programas de educação ambiental, trabalhando com todas as escolas de Araxá”, diz.

Laura acrescenta que o Desbravadores do Cerrado visa atender quatro faixas etárias – educação infantil, ensino fundamental (4ª e 8ª séries) e 3º ano do ensino médio, com temas Fauna e Flora do Cerrado, O Bioma do Cerrado, A Conservação do Cerrado e O Nióbio e Desenvolvimento Sustentável, respectivamente.

Lançamento

O Desbravadores do Cerrado foi lançado durante a Semana do Meio Ambiente (2 a 8 de junho) com a apresentação da peça “Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Guará”, de autoria do ambientalista e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ângelo Machado.

Naquela ocasião, foram feitas oito apresentações em parceria do Centro de Desenvolvimento Ambiental da CBMM e o Coral Teatral Policantu’s, da Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira (Polivalente).

Notícias relacionadas