Super banner

Enfermagem do Uniaraxá é nota máxima no MEC

Enfermagem do Uniaraxá é nota máxima no MEC

O Uniaraxá recebeu entre os últimos dias 19 e 22 de agosto a visita da comissão do MEC (Ministério da Educação) para a renovação de reconhecimento do curso de Enfermagem da instituição. A avaliação foi um sucesso e garantiu à Enfermagem do centro universitário a nota máxima – Conceito 5. Nos dias em que esteve na instituição, a comissão realizou o procedimento avaliativo, de acordo com a agenda de trabalho; elaborada pelos próprios avaliadores. Foram verificadas as 3 Dimensões do curso: Organização Didático-pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e, Infraestrutura.

Segundo a coordenadora e professora do curso de Enfermagem, Nara Porto, a expectativa pela avaliação era grande; e, o resultado positivo muito esperado. “O processo de avaliação foi um momento muito esperado por todos do curso. A visita in loco aconteceu, de forma muito ética, transparente e pautada no respeito mútuo entre os avaliadores e a instituição. Foi disponibilizada pelo Uniaraxá, toda a documentação; comprovando como o curso está estruturado; como acontece o apoio ao discente; contendo as metodologias utilizadas, a forma de ingresso e o registro junto à Secretaria Acadêmica; além da estrutura física, relacionada aos laboratórios específicos e de apoio’, diz.

“Também, foi verificada a forma como o curso está inserido na comunidade; e, como ele contribui para o desenvolvimento da região. Os avaliadores puderam, ainda, visitar os espaços de uso do curso e as instituições parceiras; onde ocorrem os estágios. Puderam dialogar com os estudantes, com o Corpo Docente e o Núcleo Docente Estruturante. A articulação com todo esse conjunto possibilitou a comprovação de que o curso de Enfermagem oferta um Ensino de qualidade, pautado na excelência”, conta Nara.

Um dos objetivos primordiais do curso de Enfermagem do Uniaraxá é formar enfermeiros, com atribuições voltadas à prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde humana; desenvolvendo atividades associadas às fases do ciclo vital e ao processo saúde-doença.

Com a nota máxima, segundo a professora Nara, a responsabilidade e o foco no objetivo do curso aumentam. “Essa nota aumenta, ainda mais, a nossa responsabilidade. Desde a sua implantação, em 2003, o curso tem contribuído para o crescimento da região, em termos de enfermagem. Araxá e microrregião possuem, hoje, sua rede de assistência à saúde composta, em grande parte, por enfermeiros egressos do curso de Enfermagem do Uniaraxá”, diz.

Agora, frente a essa avaliação, um dos nossos objetivos é transpor esse conceito de qualidade para ações e projetos junto à comunidade. Em relação aos nossos processos internos, nosso objetivo é solidificar o que temos de qualidade e aprimorar os processos de ensino aprendizagem; além de fomentar a pesquisa e a extensão; para garantir que o curso mantenha esse nível de excelência; e, que o estudante, formado aqui, tenha o diferencial que a profissão precisa”, destaca.

Vale ressaltar que o conceito máximo do MEC é 5. Para o Centro Universitário do Planalto de Araxá, trata-se de uma importante vitória; que reforça, mais uma vez, o compromisso da Instituição em buscar, continuamente, a qualidade do ensino e garantir aos estudantes resultados cada vez mais significativos.

Além da Enfermagem, outros cursos do Uniaraxá, também, possuem nota máxima, no MEC, como Estética e Cosmética, Fisioterapia e Pedagogia. Para a aluna do 4º Período de Enfermagem, Diana Reis Manoel, o conceito máximo é motivo para que discentes e docentes se unam cada vez mais, em prol do aprimoramento do ensino.

“A avaliação, com nota máxima pelo MEC, nos traz a certeza de um Ensino excelente, de muita dedicação de todos os docentes, na busca de sempre consolidar todos os ensinamentos. Além do reconhecimento de toda nossa estrutura física, que é oferecida, com os laboratórios, totalmente equipados, ser nota máxima nos une cada vez mais, em busca de diferentes formas para o contínuo crescimento, dentro do campus do Uniaraxá, visando, sempre, à qualidade de Ensino; e, formando profissionais cada vez mais capacitados para a arte do cuidar. Sinto muito orgulho de ser aluna de Enfermagem”, diz.

Com esse conceito, o curso de Enfermagem do Uniaraxá reitera o seu propósito em oferecer aos acadêmicos uma sólida formação no Universo da Saúde; propiciando o conhecimento eficaz e necessário, na busca pela efetiva realização do desenvolvimento humano e na concretização da cidadania.

“É um marco na nossa história. Essa nota representa a dedicação de cada docente e o engajamento de cada discente, para tornar o curso de Enfermagem um diferencial. Nossos estudantes estão radiantes e orgulhosos em saber que fazem parte de um curso, reconhecido com excelência, pelo MEC. Para nós – coordenação e docentes – é a comprovação de que estamos trilhando o caminho certo; por meio de nossas práticas, do direcionamento institucional para formar profissionais que atendam à necessidade do mercado e, também, às necessidades humanas”, conclui Nara.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *