Super banner

Estudo de Competitividade Turística de Araxá é apresentado nesta quarta

Estudo de Competitividade Turística de Araxá é apresentado nesta quarta

A secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, apresenta nesta quarta-feira (15) aos prefeitos, secretários municipais de Turismo, presidentes e gestores das associações de circuitos turísticos o resultado da média Minas Gerais do Estudo de Competitividade Turística dos 17 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional. O seminário de apresentação será realizado no Auditório Pirita, no Minascentro, em Belo Horizonte, a partir das 15h.

Além de Araxá, receberam o estudo os municípios de Sete Lagoas; Santana do Riacho; Poços de Caldas; São Lourenço; Maria da Fé; Capitólio; Juiz de Fora; Monte Verde, distrito de Camanducaia; Caxambu e Caeté. Em 2010, foram incluídos também no Programa Destinos Indutores de Minas Gerais os seguintes municípios: Uberlândia, Ipatinga, Itabira, Brumadinho, Governador Valadares e Montes Claros.

Os Destinos Indutores são aqueles que possuem infraestrutura básica e turística, com atrativos qualificados, e ferramentas para atrair e/ou distribuir fluxo de turistas para seu entorno, dinamizando a economia da região.

O objetivo do Estudo de Competitividade é realizar um diagnóstico detalhado e avaliar o grau da competitividade turística dos destinos, dentro dos princípios da sustentabilidade, para que os mesmos possam oferecer melhores produtos e serviços para o turista.

São avaliados os seguintes aspectos: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e aspectos culturais.

Também integram o programa em Minas Gerais, os municípios de Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes, Belo Horizonte e São João del-Rei, que foram selecionados pelo Ministério do Turismo.

Com Agência Minas

Notícias relacionadas