Famílias carentes de Araxá recebem sistemas de aquecimento solar

Famílias carentes de Araxá recebem sistemas de aquecimento solar

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, famílias carentes de Araxá estão recebendo uma ajuda extra para reduzir o consumo de energia elétrica em suas casas. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) está instalando sistemas de aquecimento solar nas residências de 150 famílias de baixa renda previamente identificadas pelos agentes da empresa na comunidade.

A iniciativa faz parte do projeto Cemig nas Comunidades, ligado ao programa de eficiência energética da empresa, que beneficiou nos últimos meses 1.750 famílias de baixa renda em vários bairros de Araxá com a substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, e recebeu investimento de R$ 1,2 milhão.

A instalação dos aquecedores solares beneficia famílias dos bairros Boa Vista, São Geraldo, Salomão Drumond, São Domingos, Alvorada e Santo Antônio. “Este é um benefício relevante se considerarmos que o chuveiro elétrico representa cerca de 30% do consumo de energia doméstico”, explica o gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz.

Entre os requisitos para receber o benefício, o cliente deve estar regularmente inscrito nos programas sociais do Governo Federal, ser cadastrado na tarifa social e estar em dia coma as contas de luz.

“O projeto quer justamente combater o desperdício de energia elétrica nas residências dessas famílias e ampliar a consciência na mudança de hábitos e comportamento no uso da energia elétrica, por meio de ações educacionais, instalação de sistemas de aquecimento solar e substituição de lâmpadas ineficientes por outras de tecnologia LED, que são mais econômicas e apresentam maior durabilidade”, explica Ronaldo Lucas.

Além de lâmpadas e aquecedores, algumas famílias também tiveram a geladeira substituída. Para esse processo, a Cemig realiza um levantamento segundo critérios de consumo e verifica as condições em que o equipamento é encontrado. Os refrigeradores e lâmpadas ineficientes são recolhidos e destinados à reciclagem.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x