Super banner

Jeová fecha acordo com anestesistas, mas anuncia demissão de 50 médicos

Jeová fecha acordo com anestesistas, mas anuncia demissão de 50 médicos

Prefeito Jeová Moreira da Costa - Foto: Jorge Mourão

DA REDAÇÃO – O prefeito Jeová Moreira da Costa anunciou que irá demitir cerca de 50 médicos que atendem pela rede pública de saúde do município, em entrevista à Rádio Imbiara após uma longa audiência promovida pela Justiça e a Curadoria de Saúde do Ministério Público entre a equipe de anestesistas da Santa Casa de Misericórdia e representantes da prefeitura – além do prefeito, os secretários Luiz Fernando Alves de Castro (Saúde) e André Luis Sampaio Borges (Assuntos Jurídicos).

Segundo ele, a intenção em reduzir de 110 para 60 o número de médicos na rede pública proporcionará um atendimento mais atencioso aos pacientes, além de remuneram melhor os bons profissionais e acabar com os “vampiros que nem colocavam a mão no paciente”.

Apesar de defender que com menos médicos o atendimento será melhor, em sua opinião, a medida contraria o número recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que é de 2,5 médicos para cada mil habitantes, e no caso de Araxá este número será reduzido pela metade.

Já em relação à audiência com os anestesistas, que teve a participação do juiz José Aparecido Fausto de Oliveira e da promotora Mara Lúcia Silva Dourado, um acordo foi acertado depois da ameaça de greve devido a quatro meses de atraso no pagamento de plantões da equipe, além de oito meses de atraso no pagamento de cirurgias eletivas, segundo o anestesista Ilson Ramos.

De acordo com ele, a prefeitura nunca reconheceu a dívida e houve um verdadeiro descaso por parte do poder público com os anestesistas.

O prefeito declarou que houve equívoco a respeito do pagamento da equipe, pois a prefeitura pagava o valor de R$ 350 que é referente do plantão à distância (12 horas) e a equipe reinvindicou R$ 1 mil que refere-se ao plantão presencial. “A prefeitura vai pagar de acordo com o que ficou decidido na audiência”, garantiu.

Notícias relacionadas