Super banner

Jorge Wilheim fala sobre a importância de redescobrir identidades para Araxá

Jorge Wilheim fala sobre a importância de redescobrir identidades para Araxá

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae-MG), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, trouxe à cidade na semana passada o arquiteto e urbanista Jorge Wilheim para apresentar a palestra “A Vida e as Cidades”, que abordou sobre os aspectos urbanísticos e os anseios de Araxá com a evolução estrutural que a cidade tem atualmente.

Jorge Wilheim fala sobre a importância de redescobrir identidades para Araxá 1

Antes do evento, Wilheim participou de uma reunião e visitas técnicas com o prefeito Jeová Moreira da Costa, secretários e equipe do Sebrae. A proposta da consultoria é continuar uma parceria que está sendo trabalhada entre a entidade e a prefeitura para consolidar Araxá como um destino turístico de bem-estar.

Na oportunidade, Wilheim apresentou uma sugestão de projeto que irá contemplar o bem-estar na cidade explorando os cinco sentidos do corpo humano – olfato pelo meio ambiente; a visão pela preservação do patrimônio histórico e a beleza da cidade; o paladar pela rica gastronomia; o tato através de um verdadeiro spa urbano; e a audição pela musicalidade.

Jorge Wilheim fala sobre a importância de redescobrir identidades para Araxá 2

Segundo ele, Araxá possui uma identidade que está relacionada aos sentimentos daqueles que vivem na cidade às atividades que podem ser realizadas. “A cidade é um lugar físico onde construímos a nossa cultura e as nossas raízes. A cada dia que passa, fica mais difícil encontramos uma cidade com as características que queremos ou precisamos e, por isso, estamos trazendo um trabalho para Araxá que seja importante para a cidade e para a sua população”, destaca.

Para Jeová, o projeto vem de encontro às grandes obras que estão sendo executadas pela administração pública como o Centro Administrativo e a revitalização da área central. Segundo ele, estas obras precisam ser valorizadas porque ficarão eternizadas na memória da cidade.

“Há alguns anos, pelo fato dos avanços tecnológicos, existe uma aceleração nos processos e, por este motivo, temos a consciência de que é preciso cada vez menos tempo para grandes transformações. E a população de Araxá, com certeza, daqui há um ano, terá a satisfação e o orgulho dessas transformações que estamos trazendo para a cidade”, afirma o prefeito.

Em relação à importância do projeto cinco sentidos para o setor turístico, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, diz: “O turismo de bem-estar tem crescido significativamente por estar integrado ao turismo de negócios e ao turismo da feliz idade. Por isso, estamos buscando a cada dia fortalecer e capacitar o turismo na cidade, oferecendo opções de lazer, descanso e bem-estar. Temos a certeza de que investir no setor turístico hoje será um grande negócio para Araxá nas próximas décadas, até porque nós temos vocação para o turismo.”

Notícias relacionadas