Super banner
Super banner

Mesmo com falta de vacina no país, Araxá garante aplicação da 2ª dose da CoronaVac

Mesmo com falta de vacina no país, Araxá garante aplicação da 2ª dose da CoronaVac

Diante da dificuldade do Brasil em distribuir a 2ª dose da vacina CoronaVac, a Prefeitura de Araxá informa que possui estoque suficiente para concluir a imunização dos grupos priorizados no Programa Nacional de Vacinação até o momento. 

A Secretaria Municipal de Saúde, seguindo orientações do Governo do Estado, reservou cerca de 3.500 doses para garantir a próxima etapa da aplicação em idosos, profissionais de saúde e forças de segurança que receberam o imunizante produzido pelo laboratório Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. 

A garantia precipitada de que o Brasil havia atingido capacidade de produção da vacina CoronaVac agora compromete as aplicações de segunda dose. O Ministério da Saúde admitiu, nesta segunda-feira (26), que não há quantitativo para garantir o reforço da imunização a todos, em razão dos atrasos na importação do ingrediente farmacêutico ativo (IFA). 

“Como essa semana não há previsão de chegada de vacina do Butantan, só daqui a cerca de 10 dias, vamos emitir uma nota técnica em relação ao tema”, disse o ministro Marcelo Queiroga durante reunião da Comissão da Covid-19, no Senado Federal. 

A coordenadora do Setor de Imunização, Marcela Mesquita, explica que o município segue obrigatoriamente todas as orientações técnicas repassas pela Superintendência Regional de Saúde. “Cerca de 7 mil pessoas ainda não completaram as duas etapas da imunização no município. Muitas dessas pessoas receberam a vacina da Covishield (AstraZeneca/Fiocruz) e não temos problema de distribuição para esse imunizante, já que o intervalo entre as duas doses é de 90 dias. Para aqueles que receberam a 1ª dose da CoronaVac (Sinovac/Butantan) temos em estoque uma quantidade suficiente para dar sequência à imunização até que o Ministério da Saúde normalize a distribuição”, ressalta.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x