Super banner

Minas aplica avaliação de aprendizagem escolar para mais de 280 mil alunos do ensino médio

Minas aplica avaliação de aprendizagem escolar para mais de 280 mil alunos do ensino médio

Minas aplica avaliação de aprendizagem escolar para mais de 280 mil alunos do ensino médio 1

Em Minas, todas as escolas estaduais que ofertam o ensino médio realizam a aplicação do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE), da Secretaria de Estado de Educação (SEE). A prova é destinada aos mais de 280 mil alunos do 1º ano e o período para aplicação vai até o dia 30 de abril. A partir dessas avaliações, os professores têm um diagnóstico inicial do conhecimento que o aluno traz do ensino fundamental e dessa forma planejam sua prática pedagógica para o decorrer do ano letivo.

Em 456 escolas, as avaliações do PAAE serão aplicadas de forma online para mais de 47 mil alunos. Esse número de escolas representa 20% das instituições de educação básica da rede que ofertam esse nível de escolaridade. A cada ano, a Secretaria de Estado de Educação vai ampliar o percentual de escolas que aplicam a prova no formato online até que se atinja 100% das escolas estaduais.

A logística de aplicação das provas fica a critério da própria escola, a partir do acordo entre diretor e professores. A orientação da SEE é que as avaliações sejam aplicadas no horário de aula da disciplina. No caso das escolas que forem aplicar as provas no formato online, os alunos fazem as avaliações nos laboratórios de informática.

“Após a aplicação das provas, o professor lança as respostas no site do PAAE. A partir daí ele tem acesso ao gabarito das avaliações e poderá realizar seu planejamento pedagógico se orientando pelos conhecimentos que os alunos trazem consigo do ensino fundamental. O PAAE também está de página nova e os professores podem sugerir ações para aperfeiçoamento do programa”, explica a diretora de Avaliação da Aprendizagem da SEE, Marineide Costa de Almeida de Toledo.

No PAAE, os estudantes são avaliados em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia e Arte, em um total de 129 questões de múltipla escolha.

Avaliação da Aprendizagem

O Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave). Também fazem parte deste sistema, o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). O Simave é coordenado pela Superintendência de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação.

Notícias relacionadas