Super banner

Minas Gerais terá dois novos vôos internacionais

Minas Gerais terá dois novos vôos internacionais

A secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, recebeu da direção da TAM Linhas Aéreas a confirmação de dois novos vôos internacionais, a serem operados pela empresa a partir de setembro, ligando Belo Horizonte a Paris e a Miami.

Os novos vôos serão internacionalizados no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, com operação sete dias da semana, em aeronave do tipo Airbus A320. A rota BH / Paris terá escala em Guarulhos (SP), e o vôo BH/ Miami, escala no Aeroporto do Galeão (RJ).

A iniciativa integra as ações do Programa Decola Minas, do Governo do Estado, que visa atrair novos vôos interligando Minas Gerais aos principais centros emissores do turismo nacional e internacional. “Com esta nova possibilidade, o mineiro terá mais conforto e agilidade em suas viagens para a América do Norte e a França, e Minas Gerais ficar mais próxima de dois grandes mercados emissores do turismo mundial” afirma a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond ao comemorar a notícia.

Dados da Embratur apontam que 699.169 turistas norte-americanos visitaram o Brasil em 2007. Já a França emitiu 254.367 turistas. De acordo com a Pesquisa de Demanda Turística Internacional, também da Embratur, em 2005, o principal país emissor de turista para a capital mineira foram os Estados Unidos, que aparecem na pesquisa com 28,4% motivados por visitação a amigos, negócios, lazer, eventos ou estudos. A França ficou em quinto, com 6,3% do total.

Entrada de turista estrangeiro é recorde em Minas Gerais

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, recebeu 23.745 estrangeiros nos cinco primeiros meses de 2008, segundo monitoramento da Infraero. O volume é seis vezes superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando 3.977 turistas de outros países desembarcaram em Minas Gerais. O resultado é recorde no Estado e mostra a vitalidade operacional do aeroporto como principal portão de entrada de turistas estrangeiros em Minas Gerais.

O estudo da Infraero demonstra ainda que o número de desembarque de estrangeiros supera o de embarques em termos absolutos e na margem de crescimento. De janeiro a maio último, 22.197 turistas embarcaram no Aeroporto Internacional Tancredo Neves para destinos internacionais. Nos cinco primeiros meses do ano anterior foram 5.400.

Além dos números de embarque e desembarque de passageiros estrangeiros em 2008 ter superado, em todos os meses, os do ano anterior; o acumulado da pesquisa também vem crescendo de forma linear, indicando uma perenidade na movimentação do Aeroporto.

Hub estratégico

“Os turistas estrangeiros estão escolhendo Minas Gerais para entrarem no Brasil e isso confirma o Aeroporto Internacional Tancredo Neves como um hub estratégico de distribuição nacional”, afirma a secretária de Estado de Turismo Érica Drumond, que, desde 2007, tem investido na captação de novos vôos internacionais para Minas. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) também tem intensificado as ações de promoção e divulgação dos atrativos mineiros nos principais centros emissores de turista europeu, como Portugal, França, Alemanha, Inglaterra, Espanha e Itália.

A análise da pesquisa disponibilizada pela Infraero evidencia os resultados da instalação, em fevereiro, da rota internacional ligando a Europa a Minas Gerais cinco vezes por semana. A rota Portugal/Belo Horizonte é operada pela Transportadora Aérea Portuguesa (TAP). Nos primeiros cinco meses de implantação, a rota manteve ocupação média de 65%, de acordo com a direção da empresa.

Este ano, além da participação nas principais feiras de turismo internacional e a realização de workshops de capacitação para operadores de turismo na Europa, a Setur promoveu a vinda de 43 operadores e 26 jornalistas de vários países, como Portugal, Suíça, República Tcheca, Itália, Argentina, Peru e Chile, Espanha e Alemanha por meio de famtour e presstrip (viagem de familiarização para operadores e imprensa, respectivamente). Eles vivenciaram os atrativos dos principais destinos turísticos mineiros, e puderam conhecer a riqueza da gastronomia e a típica hospitalidade do povo mineiro. “Operadores e jornalistas são públicos estratégicos para a comercialização e divulgação do destino Minas Gerais”, afirma Érica Drumond.

 Decola Minas

A partir do segundo semestre de 2008, a Copa Airlines ligará, sem escalas, Belo Horizonte ao Panamá, principal centro de distribuição aérea (hub) das Américas. “A instalação de novas rotas aéreas significam o incremento da atividade econômica em Minas Gerais, além de se tratar de um grande diferencial competitivo para o Estado”, destaca a secretária Érica Drumond, que em maio passado se reuniu com a direção da Copa Airlines, no Panamá, a fim de captar um novo vôo internacional.

Além do Panamá, com a instalação da rota, Minas Gerais estará interligada a outros 36 destinos operados pela companhia aérea, com conexão média de uma hora, às principais cidades da América do Norte como Orlando, Los Angeles, Miami, Nova York, além do Caribe e outros importantes centros da América Latina. A Copa Airlines opera 41 destinos em 22 países.

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves possui atualmente vôos internacionais para a América Latina e para a Europa. A empresa GOL oferece vôos diários de Belo Horizonte para Santiago, no Chile, e para Assunção, no Paraguai. A TAM tem dois vôos diários de Belo Horizonte para Buenos Aires, na Argentina. E a TAP interliga Belo Horizonte a Lisboa. 

Notícias relacionadas