Super banner

Municípios mineiros terão rede de comunicação integrada

Municípios mineiros terão rede de comunicação integrada

Cada um dos 853 municípios mineiros vai receber de graça 50 endereços eletrônicos (e-mails) para as prefeituras, 50 para as câmaras de vereadores e mais 50 para as associações microrregionais de municípios. Desses e-mails 20% serão destinados a órgãos e entidades que prestem serviço público nas cidades. As páginas serão usadas para veiculação de notícias, vídeos, links e aplicativos próprios, como atendimento ao cidadão.

Esta ação será viabilizada por meio de convênio firmado entre a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Governo de Minas, com participação do projeto Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados (Teia), coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). O objetivo desta rede é orientar e dar suporte aos municípios mineiros no processo de adoção de novas tecnologias e ferramentas da internet.

O Teia é uma rede de prestadores de serviços e de conhecimento que, usando ferramentas e aplicativos da WEB 2.0, auxiliam empresas, escolas, associações, sindicatos, departamentos governamentais e todos os participantes das comunidades locais a trabalharem seus projetos na internet, com o objetivo de promover a inovação nos processos econômicos, políticos e sociais.

O processo de padronização dos e-mails institucionais oficiais dos municípios vai facilitar o acesso a informações de interesse dos gestores públicos, a articulação entre as prefeituras, além de abrir um canal direto e ágil para as suas relações com o Governo do Estado.

Ao todo serão oferecidas, gratuitamente, 87.400 contas de e-mails padronizadas e 1748 páginas Web para todos os municípios, 42 associações regionais, poderes executivos e legislativos. De acordo com o coordenador do projeto Teia, Oswaldo Gouvêa de Oliveira Neto, a ação vai gerar uma economia de R$ 5 mil a R$ 100 mil por prefeitura, câmara de vereadores e associações microrregionais.

“Os benefícios são inúmeros, já que as instituições poderão se modernizar, se integrar, acessar conhecimento, adotar novas tecnologias e criar um ambiente favorável à inovação”, afirmou. Os interessados em participar do projeto devem se cadastrar no site. Em apenas dois dias 54 municípios e duas associações se cadastraram na Rede Integra Minas para receber o serviço.

Mais informações: www.teia.mg.gov.br

Notícias relacionadas