Super banner
Super banner

Municípios mineiros terão rede de comunicação integrada

Municípios mineiros terão rede de comunicação integrada

Cada um dos 853 municípios mineiros vai receber de graça 50 endereços eletrônicos (e-mails) para as prefeituras, 50 para as câmaras de vereadores e mais 50 para as associações microrregionais de municípios. Desses e-mails 20% serão destinados a órgãos e entidades que prestem serviço público nas cidades. As páginas serão usadas para veiculação de notícias, vídeos, links e aplicativos próprios, como atendimento ao cidadão.

Esta ação será viabilizada por meio de convênio firmado entre a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Governo de Minas, com participação do projeto Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados (Teia), coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). O objetivo desta rede é orientar e dar suporte aos municípios mineiros no processo de adoção de novas tecnologias e ferramentas da internet.

O Teia é uma rede de prestadores de serviços e de conhecimento que, usando ferramentas e aplicativos da WEB 2.0, auxiliam empresas, escolas, associações, sindicatos, departamentos governamentais e todos os participantes das comunidades locais a trabalharem seus projetos na internet, com o objetivo de promover a inovação nos processos econômicos, políticos e sociais.

O processo de padronização dos e-mails institucionais oficiais dos municípios vai facilitar o acesso a informações de interesse dos gestores públicos, a articulação entre as prefeituras, além de abrir um canal direto e ágil para as suas relações com o Governo do Estado.

Ao todo serão oferecidas, gratuitamente, 87.400 contas de e-mails padronizadas e 1748 páginas Web para todos os municípios, 42 associações regionais, poderes executivos e legislativos. De acordo com o coordenador do projeto Teia, Oswaldo Gouvêa de Oliveira Neto, a ação vai gerar uma economia de R$ 5 mil a R$ 100 mil por prefeitura, câmara de vereadores e associações microrregionais.

“Os benefícios são inúmeros, já que as instituições poderão se modernizar, se integrar, acessar conhecimento, adotar novas tecnologias e criar um ambiente favorável à inovação”, afirmou. Os interessados em participar do projeto devem se cadastrar no site. Em apenas dois dias 54 municípios e duas associações se cadastraram na Rede Integra Minas para receber o serviço.

Mais informações: www.teia.mg.gov.br

Notícias relacionadas