
Mais uma turma de 23 alunos do Escola Emprego ingressará no mercado de trabalho nesta sexta-feira (1º). O projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias já encaminhou mais de 150 adolescentes para mais de 40 empresas cadastradas.
Esta é a 4ª edição do Escola Emprego que visa inserir jovens e adolescentes que estão cursando o 2º e 3º ano do ensino médio, com idade de 16 a 21 anos completos, que ainda não trabalharam e frequentam regularmente as escolas.
O projeto é realizado em três etapas – a seleção nas escolas, o treinamento feito por profissionais, servidores públicos, e a contratação. A viabilização de uma lei municipal. A prefeitura paga um terço do salário mínimo mais 13º e férias proporcionais aos bolsistas durante um período de três meses de estágio.
Caso o jovem seja contratado posteriormente, as despesas contratuais passam a ser assumidas pela empresa responsável.
Isabela Rodrigues é uma das contratadas e está ansiosa para iniciar o trabalho em uma loja de roupas. Sua contratação inicial será por um período de 90 dias, mas suas expectativas e planos para o primeiro emprego vão além.
“Gosto muito da área de vendas, onde vou atuar. Eu pretendo continuar na empresa após o período de experiência e futuramente quero cursar jornalismo ou psicologia, já que tenho mais facilidade para trabalhar com pessoas”, afirma.
Segundo a secretária Alda Sandra Barbosa Marques, o Escola Emprego, além de preparar o adolescente para o mercado de trabalho, incentiva sobre a importância da educação para o desenvolvimento da cidade.
“Esses alunos estão tendo a oportunidade de experimentar o mercado de trabalho com uma visão futurista porque eles ainda poderão optar por suas carreiras profissionais. O projeto é altamente relevante porque amanhã serão esses jovens que decidirão o futuro das organizações onde irão trabalhar”, completa.