Super banner

Observatório de Turismo busca reunir informações sobre os turistas que visitam Araxá

Observatório de Turismo busca reunir informações sobre os turistas que visitam Araxá

Um projeto de monitoramento do turismo disponibilizará periodicamente boletins informativos para o desenvolvimento do setor na cidade. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovações Tecnológicas (Sedeti), e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) iniciaram a implantação do Observatório do Turismo de Araxá. Ele auxiliará na implantação de banco de dados e monitorando do segmento turístico através de pesquisas, números e elaboração de indicadores.

O assessor da Sedeti, Saulo Aguiar, ressalta a importância do Observatório de Turismo de Araxá para o desenvolvimento do setor no município. A proposta reunirá informações que possam direcionar ações futuras e permitirá conhecer as características do turista que visita à cidade, o que consome, sua origem, o motivo da viagem, o gasto médio/diário, dentre outros.

“O básico para se elaborar um plano em qualquer setor é possuir informações que possam sustentar as estratégias definidas. O Observatório é o ponto de partida para o desenvolvimento de um projeto turístico que realmente alcance um resultado significativo.”

Ele destaca que o município possui diversos produtos e atrativos turísticos ainda pouco conhecidos e reconhecidos pelos visitantes e pela população.

“A Administração Municipal tem realizado grandes investimentos no setor como a revitalização do Parque do Cristo, o projeto de implantação do Parque Ecológico e a aquisição do Museu Dona Beja. Agora, nossa obrigação é integrar essas novas conquistas aos atrativos naturais e à nossa rica gastronomia.  Com os indicadores que vamos gerar através do Observatório de Turismo, conseguiremos atrair mais turistas e novos investimentos”, reforça.

Coordenação Técnica

O Observatório do Turismo de Araxá terá a coordenação e supervisão da turismóloga da Sedeti, Mônica Lúcia. Ela explica que o projeto resultará em cinco produtos.

“Queremos divulgar periodicamente relatórios sobre a demanda turística do município; o perfil dos turistas; fluxo e receita turística; avaliação dos atrativos e o impacto dos eventos que são realizados na cidade. Com esses dados, vamos unir o trade turístico em torno de grandes projetos, estabelecer o marketing turístico de Araxá, resgatar culturalmente a vocação turística do município e explorar todo potencial que a região oferece.”

Mônica conta que as informações e dados serão coletados através de aplicação de pesquisas junto aos turistas que visitam a cidade. As primeiras informações serão divulgadas na Semana Municipal de Turismo que será promovida no final de setembro.

“Através de pesquisas, estudos e visitas técnicas estabeleceremos um plano de ações de curto, médio e longo prazo. Também modificaremos, quando necessário, as estratégias traçadas para o desenvolvimento do setor”, afirma a turismóloga.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *