Super banner
Super banner

Ossada de Dona Beja pode ter sido encontrada

Ossada de Dona Beja pode ter sido encontrada

Da Redação – A reforma de uma praça em Estrela do Sul, há 211 quilômetro de Araxá, acabou mexendo com parte da história do município. Durante as escavações, os operários descobriram restos mortais em um cemitério desativado. Entre as ossadas pode estar a de Anna Jacintha de São José, a Dona Beja, uma mulher que encantou muitos homens no início do século XIX e boa parte de sua história passou na então Vila de São Domingos do Araxá. Na área escavada existia um cemitério até 1925.

O que reforça a dúvida é que o caixão em que Dona Beja foi enterrada tinha enfeites feito de zinco, material que também foi encontrado junto com os ossos. Além disso, a família dela não quis remover os restos mortais quando o novo cemitério foi construído.

Em Estrela do Sul, a memória de Dona Beja está na rua, no balneário e nas ruínas da última casa em que ela morou. Em Araxá, o Museu Histórico leva o seu nome. Um pouco para cima, permanece o casarão onde ela teria morado, a desativada Pensão Tormin. E não poderia faltar a Estância Hidromineral do Barreiro, onde a fonte de água mineral também leva o seu nome, além da Cascatinha, local onde costumava se banhar e exibir sua sensualidade.

Com TV Integração

» Matéria veiculada no MGTV 1ª Edição

Notícias relacionadas