
A Câmara Municipal de Araxá sediou, nesta segunda-feira (30), a Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2025, reunindo estudantes do ensino médio para um exercício prático de cidadania, protagonismo juvenil e participação política. Com o tema “Juventude e Direitos Culturais”, a iniciativa convidou os adolescentes a refletirem sobre o acesso à arte, cultura e identidade como direitos fundamentais.
A abertura contou com a presença do coordenador local do projeto, vereador João Paulo da Filomena, do presidente da Casa, vereador Raphael Rios, dos vereadores Cesar Garrado, Rodrigo do Comercial Aeroporto, professor Jales, do vice-prefeito Bosco Junior e de outros membros do Executivo Municipal, além de representantes dos conselhos municipais e pais dos alunos envolvidos no projeto.
Durante a plenária, os estudantes apresentaram propostas relacionadas ao tema e participaram ativamente de debates e votações. As cinco propostas mais votadas representarão o município na Etapa Regional, marcada para o dia 12 de agosto, em Uberlândia.
Participaram da plenária os estudantes:
- Amanda Pereira Silva
- Ana Clara Prado Botelho
- Eduarda Teixeira Costa
- Elouise Michelle Ferreira Pereira
- Henrique Dumont Guimarães
- Luis Guilherme Oliveira da Silva
- Luiza Pedrina Guimarães
- Pricylah Toledo Costa de Siqueira
- Richard Caiow Silva Vasconcelos
- Tuanne Mariana de P. e Silva
- Vinicius de Godoi Nogueira
O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com Câmaras Municipais e instituições de ensino, que estimula o engajamento político de adolescentes e jovens, formando cidadãos mais conscientes e participativos.