Super banner

Pesquisa investiga saúde da população mineira

Pesquisa investiga saúde da população mineira

Neste ano, além das perguntas básicas, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), investiga as condições de saúde das pessoas que residem em regiões metropolitanas. Em Minas Gerais, as entrevistas começaram na semana passada e estão previstas para terminar em dezembro. Só em Belo Horizonte serão visitadas 2.358 casas, outros 11.613 domicílios receberão visitas em 123 municípios mineiros.

O suplemento saúde abordará temas como o acesso ao atendimento de saúde e aos medicamentos, a saúde das mulheres, os planos de saúde, a violência e acidentes de trânsito, a realização de exercícios físicos e as características do tabagismo.

A precisão das estimativas depende da qualidade dos dados e, portanto, da receptividade da população. “É necessário que os mineiros saibam que estas pesquisas são ferramentas importantes para que os gestores de saúde conheçam a situação de saúde da população, os resultados dos serviços prestados, e identifiquem as melhorias necessárias para efetivar a prestação do serviço”, ressalta a gerente de Inteligência Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Márcia Faria.

Notícias relacionadas