Super banner
Super banner

Pesquisadores analisam estudos sobre a doação de sangue em Minas

Os coordenadores da pesquisa Reds – Estudo Multicêntrico Internacional em Doadores de Sangue reúnem-se nesta segunda (8) e terça-feira (9), em Belo Horizonte, no Hotel Cheverny, para avaliar a implantação e o desenvolvimento dos estudos sobre o processo de doação de sangue e o acompanhamento de exames positivos para doenças em candidatos à doação.
 
A equipe multidisciplinar e internacional de pesquisadores investiga três aspectos – definir o risco residual de transmissão de HIV por doação sanguínea, entender a motivação e efetividade das questões usadas na triagem clínica e analisar a história natural da doença de Chagas em candidatos à doação que tiveram resultado positivo no teste sorológico. A etapa referente ao estudo da doença de Chagas começou na cidade de Montes Claros, no Norte de Minas, em meados de agosto.
 
Financiada pelo Instituto de Pesquisas em Sangue da Califórnia (EUA), o estudo é resultado de uma parceria entre Fundação Hemominas, Fundação Hemope e Fundação Pró-Sangue. “Os resultados da pesquisa poderão contribuir para conhecimento da doença e melhoria da qualidade do sangue transfundido no Brasil e no mundo”, afirma a presidente da Fundação Hemominas, Anna Bárbara Proietti.
 
No evento, estarão presentes os médicos pesquisadores norte-americanos Michael Busch (Blood Systems Research Institute) e Edward Murphy (University of California, San Francisco). No Brasil, a principal investigadora é a médica Ester Sabino da Fundação Pró-Sangue de São Paulo.

Constituem a equipe de pesquisadores Anna Bárbara Proietti, presidente da Fundação Hemominas; Divaldo Sampaio, da Fundação Hemope; Thelma Gonçalez, da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo; Fernando Proietti, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Universidade  Federal de Minas Gerais; e João Eduardo Ferreira, do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.
 
O Reds consiste em uma rede de bancos de sangue, um laboratório central e um centro coordenador, cuja missão é a melhoria da segurança transfusional por meio de protocolos de pesquisa colaborativa.

Notícias relacionadas