Super banner

PM registra golpe do falso empréstimo em Araxá

PM registra golpe do falso empréstimo em Araxá

Nesta quarta-feira (26), um homem esteve no 37º Batalhão de Polícia Militar após ser vítima de um golpe conhecido como “falso empréstimo”. Ele relatou que foi procurado por uma empresa de crédito por meio das redes sociais que fez oferta de empréstimo.

Foi iniciada uma negociação via WhatsApp e a vítima adquiriu um suposto empréstimo no valor de R$ 5.000. Após repassar os documentos pessoais, os golpistas solicitaram que a vítima também fizesse um depósito no valor de R$ 498,99 para dar continuidade a negociação. O depósito foi feito e o comprovante enviado para o número de WhatsApp.

O homem foi informado que logo seria feito o depósito do empréstimo, porém isso não ocorreu. Ao realizar contato com a empresa, a vítima foi informada que houve um problema no sistema e que teria que realizar um novo depósito para liberação do crédito.

Neste momento, a vítima percebeu que se tratava de golpe e não realizou o depósito bancário. Ressalta-se que o número de telefone utilizado na negociação possuía DDD 011, ou seja, do estado de São Paulo.

Entenda o golpe

O golpista anuncia em jornais, revistas, panfletos, sites, ou até mesmo telefona para as vítimas oferecendo empréstimos em condições vantajosas para pessoas (físicas ou jurídicas) com dificuldades econômicas e/ou restrições de crédito.

É solicitado à vítima que faça um depósito em determinada conta corrente a título de comissão, taxa de crédito, IOF ou seguro como condição para a liberação do empréstimo.

O dinheiro é sacado assim que entra na conta do golpista.

Dicas PM

– Caso for realizar algum empréstimo, não o faça por telefone ou aplicativos, faça pessoalmente e jamais deposite dinheiro algum em contas de empresas que se dizem financeiras de crédito, afinal quem está nesse momento precisando de dinheiro é você e não a financeira. 

– Não acredite em recadastramento por telefone. Instituições bancárias, INSS, poder judiciário, operadoras de cartões de crédito, etc., não fazem recadastramento por telefone. Jamais acredite em pessoas que desejam saber suas informações pessoais através de uma simples ligação telefônica. 

– Desconfie sempre de situações muito favoráveis, como empréstimo com taxa de juros muito baixas, liberação de valores para pessoas negativadas ou dispensa de avalistas e garantias.

– Pesquise a existência do banco/financeira no site do Banco Central e verifique se o mesmo possui site, bem como o endereço informado. Fique atento ao número de contas fornecidas para depósito e pergunte ao atendente quem é o beneficiário.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *