Super banner
Super banner

Poder público inicia contratos de estágio com 30 estudantes do Uniaraxá

Poder público inicia contratos de estágio com 30 estudantes do Uniaraxá

O Café com o Prefeito de hoje (15) promoveu a assinatura dos 30 primeiros estagiários do total de 110 que vão atuar na prefeitura através de convênio firmado com o Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), na sala de reuniões do Gabinete. Dependendo da carga horária estabelecida, o poder público subsidia entre 40% e 80% da mensalidade paga pelo universitário. O encontro foi realizado pela Assessoria Municipal de Planejamento e Projetos e Instituto Educativo.

As contratações estão enquadradas dentro da nova Lei de Estágios, que podem ter duração máxima de dois anos, com direito a férias remuneradas e vale transporte, além do envio obrigatório a cada seis meses pela empresa contratante à instituição de ensino com as atividades monitoradas dos estagiários.

De acordo com a assessora municipal de Planejamento e Projetos, Sandra Verçosa, um novo processo seletivo será realizado em agosto para a contratação dos demais estagiários. Ela diz que as vagas estão sendo disponibilizadas nas secretarias municipais de Educação e de Planejamento e Gestão, Espaços Multiusos, além de órgãos públicos como o Fórum de Araxá e Delegacia Regional de Polícia Civil.

O presidente do Instituto Educativo, Gaspar Antônio de Morais, explica que a entidade é parceira da prefeitura na aplicação do processo seletivo, treinamento e acompanhamento dos estagiários.

O prefeito Jeová Moreira da Costa destaca que os estágios oferecidos cumprem um importante papel nos setores de educação, socialização e ingresso ao mercado de trabalho.

“O convênio com Uniaraxá ajuda os jovens que estão com dificuldade para pagar a mensalidade de seu curso superior, além de dar condições de juntar a teoria com a prática. Faz parte do que estamos desenhando para a nossa cidade que é uma ocupação para os jovens através da riqueza maior que é o conhecimento”, diz o prefeito.

O reitor do Uniaraxá, Válter Gomes, ressalta que o convênio contribui com não só com a oportunidade de praticar como também ajudar financeiramente os estagiários no pagamento da mensalidade. “A grande maioria deixa os seus estudos por causa de dificuldades financeiras. Estamos felizes pelo Uniaraxá ser parceiro nessa empreitada na formação dos jovens como cidadãos.”

Válter acrescenta que o Uniaraxá também conta com parcerias de estágio com as principais grandes empresas da cidade e sugere que outras de médio e pequeno porte também ofereçam vagas para os estudantes.

O diretor do Fórum de Araxá, juiz Renato Zouain Zupo, destaca que oportunidades para jovens sempre contribuem para a construção de uma sociedade melhor. “Um homem sem conhecimento é muito perigoso. A gente deve optar sempre por educar o nosso jovem e isto deve ser feito por um trabalho conjunto, global e eficiente pelos Três Poderes. É o que o Poder Judiciário busca.”

A estudante Silvânia de Almeida, do 9° período de Direito, atua em um dos Espaços Multiusos e afirma que a conquista do estágio foi um passo muito grande para que o seu trabalho seja valorizado.  “A gente vê que realmente o prefeito está cumprido os projetos que ele anunciou durante a sua campanha em benefício dos estudantes.”

Notícias relacionadas