Super banner

Polícia Civil apresenta novo sistema para a carteira de identidade

Polícia Civil apresenta novo sistema para a carteira de identidade

A Polícia Civil de Minas Gerais uma audiência pública para a apresentação do sistema automático de impressões digitais (Afis) aos interessados em participar do processo de contratação de serviços de confecções da carteira de identidade no Estado, no auditório da sede administrativa, na última sexta-feira (7).

A convocação para a audiência foi publicada no dia 29 de outubro, no Diário Oficial do Estado e sites da polícia, com o objetivo de informar as empresas sobre a realização do primeiro certame, além de representantes de unidades estratégicas do Estado, Ministério Público e o Poder Judiciário.

Inicialmente foi apresentado um esboço do novo sistema de identificação e dos serviços a serem contratados. Também foram explicados os requisitos mínimos que a empresa contratada deve oferecer.
 
Cumprindo o objetivo da audiência pública – esclarecimento de dúvidas para subsidiar o edital – o presidente da Comissão de Licitação desse processo, delegado Joaquim Neto, atendeu às indagações e sugestões dos representantes das empresas interessadas. As sugestões e críticas foram registradas por escrito e serão analisadas até a próxima semana. Ao final da reunião, o delegado informou aos representantes que poderão enviar um orçamento para a comissão.

A audiência pública atende às exigências para utilização do novo sistema de emissão de carteiras de identidade que será implementado pelo Instituto de Identificação até o próximo ano.

A superintendente de Polícia Técnico-Científica, delegada Elayne Lúcia Nogueira, afirma que em Minas existe 50 mil carteiras de identidades registradas pelo procedimento manual. Com o novo sistema, será possível uma rapidez nas consultas no banco de dados dos procedimentos relativos à identificação civil e criminal. A Polícia Civil de Minas prevê uma queda nos índices dos crimes de estelionatos em que são utilizados documentos públicos.

Também presentes à reunião estavam a secretária do Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena e  o chefe-adjunto da Polícia Civil, delegado Jairo Lellis Filho.

Notícias relacionadas