Super banner

Prefeito tranquiliza população sobre suspeita de gripe suína em Araxá

Prefeito tranquiliza população sobre suspeita de gripe suína em Araxá

Em entrevista concedida ao Diário do Araxá para falar sobre a primeira suspeita confirmada em Araxá de Influenza A (H1N1), conhecida como gripe suína, o prefeito Jeová Moreira da Costa tranquiliza a população e diz que a prefeitura está tomando as medidas necessárias para cuidar do caso e evitar novas suspeitas.

“Estamos sintonizados com o governo do Estado e seguindo o protocolo desenhado pelo Ministério da Saúde. A mulher que teve o contato com o mexicano está isolada e recebendo o tratamento adequado. A Secretaria Municipal de Saúde está preparada para abrigar e dar condições de segurança para toda a comunidade dessa doença”, garante.

O prefeito, que é médico, alerta que as pessoas que estiverem com um simples resfriado devem ficar isoladas, se alimentar bem e evitar festas e atividades que comprometam o sistema imunológico.

”Se o quadro se agravar, devem procurar uma unidade de saúde da prefeitura, que vai identificar ou não a suspeita da doença. Agora se elas estiverem bem imunologicamente, não terão risco nenhum. Toda virose é passageira, dentro de um prazo de 72 a 96 horas. Mas se as pessoas abusarem, começam a ter os efeitos colaterais da virose, com o processo bacteriano”, ressalta Jeová.

O prefeito lembra que o Brasil teve situações semelhantes da Influenza A. “O sarampo, por exemplo, tirou a vida de muitas crianças. Os seus pais não deram uma importância maior no quadro da doença, não as alimentavam bem, não davam o repouso adequado, e a resistência do corpo não foi suficiente para combater aquele vírus, que se transformou em um quadro fulminante.”

Jeová diz que equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão fazendo um trabalho preventivo da Influenza A na rodoviária e no aeroporto de Araxá. “Se as pessoas desconfiarem que estão com suspeita da doença, devem procurar o serviço público para que as providências sejam tomadas”, reforça.

Arquivo

Secretaria de Saúde confirma primeira suspeita de gripe suína em Araxá

Notícias relacionadas