Super banner

Programa Araxá Empreendedora já realizou mais de 9 mil atendimentos

Programa Araxá Empreendedora já realizou mais de 9 mil atendimentos

Facilitar a abertura de novas empresas e gerar mais empregos no município, o Programa Araxá Empreendedora, por meio da Sala Mineira do Empreendedor, realiza um trabalho de auxílio na abertura ou regularização de Microempreendedores Individuais, cursos de qualificação e capacitação, assessoria jurídica e orientação para as linhas de créditos. Desde sua implantação, em agosto de 2021, já foram realizados 9.164 atendimentos voltados para os Microempreendedores Individuais (MEIs).

Somente em 2022 foram mais de 950 formalização e legalização de empresas, 1.583 emissões de Documento de Arrecadação Simplificado (DAS), 690 cadastros e emissão de notas fiscais, 562 emissões de Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), 627 renegociações de dívidas do Simples Nacional, 177 alterações cadastrais, entre outros.

Quanto às Microempresas (MEs) e as Empresas de Pequeno Porte (EPPs) que são atendidas por meio da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), foram mais de 6.592 atendimentos, sendo 4.630 análises, 439 aberturas de novas empresas, 291 baixas e 1.232 alterações, entre diversos outros atendimentos.

A Sala Mineira do Empreendedor é o resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Araxá, Governo de Minas Gerais, Sebrae Minas, Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e Sindicato do Comércio de Araxá (Sindicomércio Araxá).

São oferecidos, em parceria com o Sebrae, várias oficinas gratuitas para capacitação aos empresários, palestras, cursos online, distribuição de material informativo, além da Sala Mineira Itinerante, que presta atendimento mensal no evento “Prefeitura no Bairro” no último sábado de cada mês, facilitando para os empreendedores que não dispõem de tempo nos horários normais de atendimento.

De acordo com a agente Sebastiana Sousa, além dessas ações, já foram desenvolvidos dois projetos fundamentais – “Lixo Zero”, implantado, como piloto no Centro Educacional Infantil Gabriela Mistral, e o “Juro Zero”, que está em tramitação na Câmara Municipal.

“Nossos objetivos para o ano de 2023 são o de conquistar o “Selo Sebrae Referência em Atendimento”, finalizar a implantação do Projeto “Juro Zero”, que possibilitará empréstimo aos MEIs, MEs e Startups, com juros subsidiados pela Prefeitura de Araxá’, diz.

“Além disso, queremos implantar o Projeto “ Cadastro de Fornecedores para Compras Públicas”, possibilitando aos “Pequenos Negócios” participar dos Chamamentos Públicos e Contratos de Prestação de Serviços para a prefeitura; divulgar os editais de Licitações e manter atualizado o “Mural de Oportunidades” na Sala Mineira; promover a 1ª Mostra de produtos MEI de Araxá” – “1ª Expomei Araxá”; oferecer novos cursos, oficinas, palestras e consultorias para capacitação constante dos Empreendedores”, afirma Sebastiana.

A Sala Mineira do Empreendedor fica na sede do Sindicomércio Araxá, na rua Dr. Edmar Cunha, nº 260, no bairro Santa Terezinha. O atendimento também é realizado por meio do WhatsApp (34) 9900-3357. Possui ainda o Instagram (@salamineiraaraxa), onde são divulgadas as principais informações para o MEI.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *