Super banner

ProJovem Adolescente forma mais 40 alunos em Araxá

ProJovem Adolescente forma mais 40 alunos em Araxá

Segunda turma do ProJovem Adolescente - Divulgação/PMA

DA REDAÇÃO/VIA PMA – O programa ProJovem Adolescente formou sua segunda turma, composta por 40 alunos, na última sexta-feira (30), no Clube Araxá.  Quase 200 pessoas prestigiaram a cerimônia que contou com as presenças do secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Ronaldo José Fonseca Ferreira, e da coordenadora do Programa para a Criança e o Adolescente (PCA), Nilza Contato Balieiro.

A coordenadora do ProJovem Adolescente, Vívia de Oliveira Reis, destaca que a formatura é uma vitória para os alunos, que superaram vários obstáculos para concluir o curso. “Todos esses jovens formandos demonstram o resultado do nosso trabalho, que está sendo muito positivo.”

Já o secretário Ronaldo ressalta que o ProJovem tem grande importância dentre as ações do Desenvolvimento Humano. “Ele atende plenamente o objetivo da atual administração municipal, no qual o prefeito tem como foco a pessoa humana, procurando construir pessoas e crescer juntos.”

O programa idealizado pelo governo federal através de parceria com os municípios é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para adolescentes de 15 a 17 anos e tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno e a permanência na escola. Isto é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulam a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mercado de trabalho.

O público alvo constitui-se em sua maioria de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família,  estendendo-se aqueles que estão em situação de risco pessoal e social.

A carga horária total do ProJovem Adolescente é de 1,2 mil horas, distribuída em dois ciclos anuais. As atividades são constituídas por encontros e oficinas desenvolvidos em horários compatíveis com a frequência escolar.

Depoimentos

“O ProJovem acrescentou muito na minha vida pessoal e profissional. Aprendi a me importar mais com as pessoas e a me soltar mais. Na vida profissional aprendi muitas coisas importantes para conseguir um bom emprego.” – Joselaine Aparecida Silva Riacho, 16 anos.

“Foi mais uma vitória para mim por ter chegado tão longe assim, pois vários começaram e desistiram. Muitas vezes pensei em sair, mas muitas pessoas me apoiaram me deram conselhos. O ProJovem foi minha segunda casa. Também devo agradecer às professoras e à coordenadora, que foram pessoas especiais para mim. Quero agradecer também outra pessoa especial que me ajudou muito, a Cristiane”, Daniel Lucas de Oliveira, 16 anos.

“O ProJovem foi uma realização ótima de convivência e aprendizado que deu a oportunidade de aprendermos sobre vários assuntos, dentre eles, o mercado de trabalho. Tive muitos momentos bons no programa. Agradeço todas as professoras, a coordenadora Vívia, as pessoas que cuidam da limpeza, da cantina. Em geral, todos foram muito legais”, Samuel Lindomar da Silva Delfino, 16 anos.

“Nesses dois anos aprendi e cresci muito. Daqui em diante seguirei para o mercado de trabalho tendo a certeza de que serei uma boa profissional, e isto será graças a toda equipe do programa, que se tornou minha família e me ajudou a ser uma pessoa melhor”, Izabela Terezinha da Silva ,16 anos.

“Só tenho a agradecer. Minha filha mudou muito depois que começou a participar do programa, principalmente no comportamento e notas escolares. É um programa de grande valor”, Simone Cristina de Almeida, mãe de formando.

Notícias relacionadas