Reforço na prevenção de câncer

Reforço na prevenção de câncer

No mês de outubro, são intensificadas as ações de orientação sobre a importância do diagnóstico precoce no tratamento do câncer de mama e de colo de útero. A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, diversifica as ações nas unidades e postos de saúde, para que as mulheres não deixem receber as informações e fazer os exames.

A coordenadora da Estratégia Saúde da Família Urciano Lemos, enfermeira Vivian Alexandre Cardoso de Paula Eva, explica que fizeram programações especiais nos dias 19 e 26. Teve coleta de exame preventivo, autoavaliação de câncer de mama sempre com atividades complementares, Promoveram alongamento fisioterapeutas, palestra sobre violência doméstica, sorteio de brindes, corte de cabelo e escova, café da manhã especial. “Os atendimentos são oferecidos o ano todo, estamos sempre falando sobre a importância dos exames, ações que são intensificadas durante o mês, com a campanha Outubro Rosa”.

Lídia Fátima Borges, tem 49 anos, mora no bairro Bom Jesus e comenta que é muito bom participar das atividades e das palestras. “O Outubro Rosa reforça para nós mulheres a importância de que não devemos deixar de fazer os exames para prevenir o câncer”.

A coordenadora acrescenta que as equipes se esforçam para oferecer atividades variadas, mas as mulheres têm que ir ao PSF participar das ações e fazer os exames. “As agentes de saúde marcam os atendimentos e a adesão precisa melhorar. O exame é extremamente importante, o índice de câncer vem aumentando mas as mulheres precisam ter mais interesse e preocupação em se cuidar”.

Regina de Fátima Pereira, moradora do bairro Bom Jesus, relata que é muito importante aproveitas as ações.  “Eu participei da palestra, das atividades, mas há 2 anos não fazia exame preventivo. A gente tem que ficar atenta, não pode descuidar”.

Dayane Lamara Martins Pereira, mora no Urciano Lemos e conta que as mulheres têm que estar sempre cuidando da saúde, não só no mês de outubro. “O câncer aparece em qualquer pessoa independente da idade. A gente tem que aproveitar este mês quando as ações são intensificadas e desfrutar dos serviços, não podemos descuidar”.

 

As atividades da campanha Outubro Rosa terminam no dia 31 de outubro, ainda dá tempo de participar. Confira a programação:

ESF Tiradentes – 31/10 /2018 das 7h às 11h

Encerramento Outibro Rosa – Palestra sobre a saúde e auto cuidado da mulher com roda de conversa.

Unisa – 31/10/2018 das 7h às 11h / 13h às 17h

Coleta de citologia e solicitação de mamografia

Todas as segundas e quartas, sala de espera sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo.

Unioeste – segundas, terças e quartas das 7h às 11h / 13h às 17h

Coleta de citologia e solicitação de mamografia

Sala de espera com o tema prevenção de câncer de colo e mama.

Itaipu – 31/10/2018 das 7h às 11h / 13h às 17h

Atendimento médico com realização de coleta de citologia e exame das mamas com solicitação de mamografia.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x