Super banner
Super banner

Sancionada a lei que institui a Semana Municipal de Conscientização do Autismo

Sancionada a lei que institui a Semana Municipal de Conscientização do Autismo

Foi sancionada a lei de autoria do vereador Raphael Rios que institui a Semana Municipal de Conscientização do Autismo em Araxá (lei n° 7.330).

A lei estipula, anualmente, atividades na semana que coincidir o dia 2 de abril (Dia Mundial do Autismo) com a promoção e conscientização do tema autismo para sensibilizar a sociedade, por meio de palestras, seminários, debates, campanhas e demais ações, em parceria com órgãos públicos e privados.

A semana será coordenada por órgãos responsáveis pela Saúde, Educação e Assistência Social, em conjunto com entidades e grupos que trabalham com o autismo.

Conquistas

O tema autismo vem ganhado conquistas durante o mandato do vereador Raphael Rios. Ele é autor de uma lei que inclui pessoas portadoras do autismo no atendimento prioritário de estabelecimentos públicos e privados.

 Junto com símbolos de gestantes, idosos e deficientes físicos, o atendimento ao autista está caracterizado com um laço formado por peças de quebra-cabeça, símbolo mundial do autismo. A identificação é feita mediante carteirinha emitida pela Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência de Araxá (Fada).

 Além disso, em conjunto com o Grupo A&+ e pais que têm filhos autistas, Raphael Rios viabilizou junto à Assessoria Municipal de Trânsito e Transportes a emissão de credenciais de estacionamento prioritário para esse público.

 Durante o encontro com o órgão, que ocorreu no fim de 2018, foi relatado ao secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Élvio Bertoni, as dificuldades enfrentadas no trânsito e a escassez de vagas prioritárias, principalmente nas proximidades de escolas e instituições de saúde.

 A solicitação da credencial é feita na Asttran e os pais devem apresentar comprovante de residência, cópia do documento de identidade e laudo médico original.

Já em 2019, a cidade recebeu atividades alusivas ao Dia Mundial do Autismo (2 de abril) como roda de conversa, palestra e um piquenique na Estância Hidromineral do Barreiro.

“Esta legislação vai trabalhar a causa do autismo de uma forma mais abrangente, dedicando uma semana, principalmente para sensibilizar a sociedade sobre as dificuldades e buscar alternativas para um melhor atendimento e acolhimento a esse público que merece uma atenção especial”, destaca Raphael Rios.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x