Super banner

Secretaria de Saúde apresenta relatório com os dados sobre a saúde em Araxá

Secretaria de Saúde apresenta relatório com os dados sobre a saúde em Araxá

Secretaria de Saúde apresenta relatório com os dados sobre a saúde em Araxá 1

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu audiência pública na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (6), para apresentar o 1º Relatório do Quadrimestre Anterior (janeiro a abril) e realização da última Pré-Conferência de Saúde, abrangendo a população da região central.

Na oportunidade, a vice-prefeita e secretária de Sáude, Lídia Jordão, destacou a importância de promover as ações de governo na Câmara de Vereadores. “Apresentamos essas duas obrigações que nós temos legalmente. Sempre que podemos trazer para Casa do Povo esses eventos, nós fazemos questão de fazê-lo. Isso mostra transparência da Administração Municipal com a população”, destaca.

Servidores e conselheiros do Setor de Saúde, vereadores, entidades e comunidade em geral acompanharam a audiência. O prefeito Aracely de Paula foi representado pelo secretário de Serviços Urbanos, Marco Antonio Rios.

Na primeira parte foram apresentadas as ações da Atenção Primária à Saúde, pela enfermeira e referência Técnica Nara Porto, que destacou como meta a reorganização da Atenção Básica de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, buscando a qualificação, resolubilidade e consolidação.

Nara destaca que a operacionalização da APS em Araxá é realizada pelas Equipes de Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Agentes Comunitários de Saúde (EACS).

Secretaria de Saúde apresenta relatório com os dados sobre a saúde em Araxá 2

“Nós apresentamos aos vereadores e a comunidade presente a situação de saúde no nosso município. Temos hoje 14 equipes da Saúde da Família, três equipes de Agentes Comunitários de Saúde, que totalizam 17 equipes, quatro unidades convencionais que são as nossas Uninorte, Unileste, Unisul e Unisa”, relata a enfermeira.

Nara acrescenta as ações executadas no quadrimestre. “Apresentamos ações que desenvolvemos como a questão da valorização do servidor, a questão da promoção a saúde, da melhoria da assistência e também em nível de gestão que temos desenvolvido frente a gestão inicial”, afirma.

O encontro destacou ainda o atendimento prestado pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), por meio do seu Centro Especializado de Reabilitação (CER), e apresentou demandas.

A audiência foi finalizada com a pré-conferência de Saúde, com a referência técnica da Vigilância em Saúde, enfermeira Telma Di Mambro, comentando sobre essa importante iniciativa que percorreu todos os setores de Araxá e contribui para a elaboração de políticas públicas para a área da saúde.

Conferência Municipal da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde já estão preparando a realização da Conferência Municipal de Saúde, momento em que serão levantadas sugestões e propostas ações do setor em busca de ações que melhorem a qualidade do serviço ofertado para a população. A secretária Lídia Jordão relata que foram realizadas pré-conferências em todos os setores da cidade e zona rural.

A Conferência Municipal de Saúde será aberta oficialmente na próxima sexta-feira (10), a partir das 17h, no Teatro Municipal. No sábado (11), a programação da conferência acontece a partir das 8h, no Virgilius Palace Hotel. 

Notícias relacionadas