Super banner

Secretaria de Saúde passa por reorganizações

Secretaria de Saúde passa por reorganizações

O setor de Tratamento Fora Domicílio (TFD) passa, a partir de hoje (8), a atender os pacientes em anexo à Unidade de Atendimento de Especialidades (UAE – prédio do antigo Pronto Atendimento Municipal). A mudança faz parte de uma reorganização da Secretaria Municipal de Saúde e visa dar um atendimento mais humanizado para as mais de 1,7 mil pessoas que utilizam o transporte em tratamentos fora de Araxá e usuários em geral.

A sede da secretaria centralizará os serviços administrativos e na UAE ficará a parte operacional e o atendimento médico especializado.

“Esta mudança visa dar um melhor tratamento para as pessoas que necessitam fazer tratamento fora de Araxá, principalmente as pessoas que tratam de câncer em Barretos. Sabemos desse sofrimento e que o atendimento era muito improvisado. Agora foi feita uma estrutura voltada para o pessoal, com acomodações organizadas e isso faz parte de um projeto como um todo; a mudança do ônibus e da pousada para humanizar esse atendimento.”, diz o secretário municipal de Saúde, Antônio Marcos Belo.

Segundo ele, os pacientes passam por assistentes sociais que avaliam as suas situações e se elas precisam de apoio do Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos o cadastro dessas pessoas que geralmente viajam com frequencia”, diz.

O secretário destaca que aproximadamente 1,7 mil pessoas entre pacientes e acompanhantes utilizam o transporte para tratamento de câncer e outras especialidades. “Araxá precisa ter a Santa Casa funcionando bem, a Casa do Caminho funcionando bem e os médicos trabalhando, de fato”, ressalta.

Para Antônio Belo, alguns casos tratados fora poderiam ser resolvidos em Araxá. “Precisamos mudar esse conceito, devemos segurar o paciente em Araxá e resolver aqui. Temos bons profissionais, só que se criou uma situação, porque o sistema permite isso. Então, você põe o paciente na estrada e a pessoa vai ser tratada fora”, destaca. Segundo ele, somente em janeiro dez mães fizeram seus partos fora de Araxá e hoje isto já não acontece.

TFD

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) consiste na garantia de acesso dos pacientes (atendidos na rede pública ou conveniada do SUS) de um município em serviços assistenciais de outro município, uma vez esgotadas todas as formas de tratamento naquele em que os mesmos residem.

Notícias relacionadas