Super banner

SES lista dicas de como ter um Carnaval saudável

SES lista dicas de como ter um Carnaval saudável

SES lista dicas de como ter um Carnaval saudável 1

Da Redação – A época do Carnaval é caracterizada por muitos dias de folia, o que significa atividade física e suor em excesso, ingestão de bebidas alcoólicas e poucas horas de sono. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) dá dicas para o folião curtir ao máximo o Carnaval sem que o corpo fique exausto e sem estragar a festa de ninguém, cuidando da alimentação antes, durante e depois da folia.

De acordo com a nutricionista do Núcleo de Alimentação e Nutrição da SES, Joyce Xavier, geralmente durante o Carnaval, as pessoas nem se lembram dos cuidados com a alimentação.

“Alguns preparos saudáveis e práticos podem evitar que os efeitos das bebidas, comidas, o alto gasto energético, longa exposição ao sol e poucas horas de sono que agridem de forma exagerada o organismo. Nessas situações de grande estresse físico, o sistema imunológico fica debilitado, abrindo caminho para contrair doenças e infecções”, explica.

Dicas para um Carnaval saudável

– A hidratação é fundamental para garantir disposição nesta época. Inicie a hidratação com antecedência. É necessária a ingestão diária de 2 a 3 litros de líquidos (água, sucos de frutas e água de coco). A hidratação deve ser feita não só antes, mas durante e após para repor tudo o líquido perdido.

– Evite alimentos gordurosos, pois, além de favorecerem o ganho de peso, tornam a digestão mais lenta, com a sensação de estufamento. Consuma carnes magras como filé de frango, de peixe ou peito de peru e escolha os queijos magros e leite desnatado, por exemplo.

– Faça uma refeição ou um lanche “reforçado” com alimentos ricos em carboidratos (pão, arroz, batata, mandioca, milho, macarrão) antes de sair para a festa, para ter bastante energia na hora da folia.

– Pratique atividade física, principalmente aeróbica, (para aumentar a sua resistência física) nos dias que antecedem a festa.

– Alimente-se durante a festa e não fique mais que 4 horas sem se alimentar.

– Caso consuma bebidas alcoólicas, beba com moderação e nunca com o estômago vazio. As bebidas são muito calóricas e aumentam a diurese, o que pode elevar o risco de desidratação. Intercale as bebidas alcoólicas com água e alimentos (sementes oleaginosas: castanhas, amendoim ou azeitonas), para retardar o efeito do álcool. A água irá proporcionar a eliminação mais rápida dos metabólicos do álcool.

– O consumo de bebidas energéticas deve se limitar a uma lata por dia, porque cada pessoa reage de uma forma diferente e algumas sentem um grande mal estar e coração acelerado.

– Após a folia tenha uma boa “noite” ou “dia” de sono. O ideal é dormir de 6 a 8 horas ao dia, para se regenerar.

– Dê preferência aos alimentos fontes de vitaminas antioxidantes (vitaminas A, E e C) que diminuem a ação prejudicial do aumento de radicais livres (substâncias oxidativas) ocasionada nesta condição de maior desgaste físico. Exemplo: cenoura, mamão, abóbora, agrião, couve, espinafre e brócolis, óleos vegetais, gérmen de trigo, cereais integrais e os vegetais de folhas verdes, frutas cítricas como laranja, limão, acerola, entre outras.

Via Agência Minas

Notícias relacionadas