Super banner

Tadeu é homenageado na Assembleia Legislativa

Tadeu é homenageado na Assembleia Legislativa

Tadeu entre os deputados José Henrique e Bosco - Foto: Jornalismo Rádio Cidade

Da Redação/Com Ascom – A Assembleia Legislativa de Minas Gerais prestou, em Reunião Especial nesta segunda-feira (20), uma homenagem à Casa do Caminho, hospital filantrópico que oferece atendimento a pessoas carentes em Araxá (Alto Paranaíba), e também ao seu fundador, José Tadeu Silva. O requerimento para a solenidade é foi do deputado Bosco (PTdoB), presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.

Em seu pronunciamento, Bosco destacou as atividades da Casa, bem como o desprendimento de seu fundador em abrir sua própria casa para cuidar de idosos com problemas de saúde. A Casa do Caminho surgiu em 1980, quando José Tadeu Silva cedeu o próprio quarto para prestar assistência a dois idosos com paralisia motora. Poucos dias depois chegaram mais dois velhinhos, depois outros três, e em pouco tempo a casa de José Tadeu passou a ajudar todos os necessitados de Araxá. Após quatro anos sobrevivendo unicamente com as economias de seu fundador, a obra social passou a receber doações da comunidade.

Hoje, com 31 anos de existência, a Casa do Caminho é um estabelecimento de saúde com 48 leitos, UTI e bloco cirúrgico, oferecendo consultas nas áreas de psiquiatria, neurologia, urologia, pneumologia e cardiologia, para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Na casa de orações anexa ao hospital, José Tadeu Silva oferece orientação espiritual conforme os princípios da doutrina espírita.

Amor aos pacientes

Bosco narrou a história de vida de Tadeu Silva e informou aos presentes a trajetória da instituição, que se fortaleceu com o apoio da comunidade araxaense e hoje é referência regional na assistência aos idosos com problemas de saúde física e mental. “A base do tratamento era e ainda é sempre com muito amor aos pacientes”, destacou o deputado. “Os desafios e renúncias encontrados ao longo de sua caminhada não foram obstáculos, e sim estímulos para Tadeu Silva”, lembrou.

O 1º vice-presidente da Assembleia, deputado José Henrique (PMDB), que representou o deputado-presidente Dinis Pinheiro (PSDB), afirmou em seu pronunciamento que a homenagem “é o reconhecimento justo a uma instituição e a um homem notáveis. A Casa do Caminho é a concretização da utopia deste homem, José Tadeu”, afirmou o parlamentar.

“Num mundo tão individualista, é preciso que esse exemplo se reproduza, inspirando o voluntariado ou ações empresariais voltadas ao ambiente humano que nos circunda. Que a Casa do Caminho de Araxá persista como este farol que nos provoca a reflexão e a ação que conformam um país mais solidário e um mundo mais humanizado”, concluiu o deputado.

Tadeu Silva divide a homenagem com milhares de auxiliares

Ao agradecer a homenagem, José Tadeu Silva disse que, apesar de ser o seu nome a aparecer na solenidade, na verdade o prêmio é dividido com milhares de pessoas, “mãos abnegadas que se propuseram a ajudar e a fazer com que a Casa do Caminho se tornasse uma instituição filantrópica que se tornou referência na região”. “Temos hoje uma boa estrutura, mas o que mais cura naquela casa é o amor”, garantiu José Tadeu.

Ele anunciou ainda que no final deste ano será iniciada em Araxá a construção de um hospital vinculado às Obras Assistenciais Casa do Caminho apto a realizar procedimentos de alta complexidade. A todos os gestores da saúde no Brasil, ele pediu mais comprometimento. “Que haja o recurso, mas mais ainda os hospitais se conscientizarem que esse comprometimento é a parte mais importante da saúde”, destacou.

Durante a solenidade o presidente das Obras Assistenciais Casa do Caminho, Ernandir Carlos Pereira, recebeu das mãos dos deputados José Henrique e Bosco uma placa comemorativa à homenagem. No final do evento, os presentes assistiram a um vídeo institucional e à apresentação do Coral Espírita Terezinha Flores que, com a participação de José Tadeu Silva, interpretou as músicas “Abra o Coração”, de autoria do próprio coral, e “Pai Nosso”, de Alexandre Francisco.

Presenças

Deputados José Henrique (PMDB), que presidiu a reunião; e Bosco (PTdoB). Compuseram a mesa ainda o presidente das Obras Assistenciais Casa do Caminho, Ernandir Carlos Pereira, o procurador de Justiça Joaquim Cabral Neto, o secretário de Desenvolvimento Humano de Araxá, José Domingos Vaz, a vereadora Lídia Jordão, o vice-presidente da Codemig, Antônio Leonardo Lemos Oliveira, e o secretário da União Espírita Mineira, Adriano Iglion.

Também participaram lideranças políticas e representantes da imprensa de Araxá, e demais convidados.

Notícias relacionadas