Super banner

Trade turístico discute problemas durante encontro com a secretária Alda Sandra

Trade turístico discute problemas durante encontro com a secretária Alda Sandra

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias continua com o trabalho de aproximação junto ao trade turístico, uma ação que visa debater problemas e sugerir soluções a fim de que o potencial turístico da cidade seja explorado e desenvolvido. Nesta quarta-feira (8), a secretaria realizou mais um encontro com o trade na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla).

De acordo com a secretária Alda Sandra Barbosa Marques, as ações iniciadas na visita técnica a Campos do Jordão (SP) devem ter uma continuidade.

“O objetivo dessa reunião é buscar uma união do trade turístico para que a gente possa desenvolver um trabalho sério e realmente fazer com que o turismo cresça em Araxá. É também uma oportunidade de conhecermos os problemas enfrentados de cada segmento. Essas informações e sugestões são muito importantes para desenvolvermos um trabalho que explore realmente o potencial turístico da cidade”, destaca.

Dentre as principais reclamações de hoteleiros, artesões e empresários estão o horário de funcionamento do comércio e a falta de qualificação de alguns profissionais em atender os turistas.

“Quando eu era presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), já havia escutado essas reclamações quanto ao horário de funcionamento e a qualidade do atendimento do comércio local. Temos que trabalhar junto ao sindicato do segmento (comércio) para conseguir melhorar esse atendimento, pois Araxá é uma cidade turística. Pelas reclamações que temos dos turistas, o comércio de Araxá precisa se preparar melhor, principalmente em alta temporada ou quando temos eventos com um fluxo maior de pessoas”, afirma a secretária.

“Uma cidade que se propõe a ser turística em tratar bem o turista e também o público interno e o morador da cidade tem que se preparar para oferecer um bom atendimento. Essa será uma área que vamos trabalhar muito, oferecer cursos de qualificação e motivar as pessoas em busca uma maior capacitação. Uma coisa que chama muita atenção em qualquer lugar que a gente visita é a forma como somos recebidos e atendidos”, acrescenta.

A parceria entre hotéis também foi discutida durante a reunião, principalmente em relação a troca de informações e na soma de esforços para a captação de eventos e seleção de guias de turismo qualificados para o posto.

Projetos

Segundo Alda Sandra, os principais projetos em andamento voltados ao turismo são as obras de revitalizações do Parque do Cristo, do Barreiro (área da antiga rodoviária e Lago Norte) e da av. Antônio Carlos, construções do novo estádio, do centro de convenções e dos portais de acesso à cidade, além da reforma da Igreja Matriz de São Domingos.

Horário dos museus

Integrantes do trade também sugeriram uma alteração nos horários de funcionamento dos museus, que, segundo eles, não estão abrindo em alguns feriados e aos domingos durante a parte da tarde. Alda Sandra se prontificou em encaminhar a reclamação à Fundação Cultural Calmom Barreto (FCCB), responsável pela coordenação dos museus.

“Turismo e cultura devem caminhar juntos. Nós temos certa responsabilidade nesse fechamento dos museus e vamos entrar em contato com o presidente da fundação para que seja estendido o horário de visitação. O turista não tem horário, ele está em férias, passeando, e quer fazer suas atividades no horário que ele acha melhor. Então vamos tentar estender o horário de atendimento dos museus.”

Voos

A secretária diz que algumas propostas para que a empresa aérea Trip retome os voos para Araxá estão sendo analisadas, mas, caso não dê certo, outras empresas poderão ser procuradas. “O prefeito Jeová ofereceu alguns benefícios para incentivar que a Trip retome os voos em Araxá, mas se isso não acontecer vamos negociar com outras empresas, inclusive já estamos negociando um voo para São Paulo”, afirma a secretária.

Notícias relacionadas