Super banner
Super banner

Triunfo Concebra inicia cobrança de tarifa de pedágio neste mês

Triunfo Concebra inicia cobrança de tarifa de pedágio neste mês

Triunfo Concebra inicia cobrança de tarifa de pedágio neste mês 1

Responsável por administrar 1.176,5 km das BRs 060/153/262, que vão de Brasília a Betim (MG), a Triunfo Concebra recebeu da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela fiscalização da concessão, autorização para começar a cobrança de tarifa nas suas praças de pedágio a partir do dia 27 de junho.

A liberação ocorre depois de a concessionária ter atendido a todos os pré-requisitos exigidos pelo contrato de concessão: conclusão dos serviços iniciais (trabalho de recuperação de sinalização vertical e horizontal, roçada, limpeza de sistemas de drenagem e recuperação asfáltica); entrega ao tráfego de 10% de vias duplicadas do total de 650 quilômetros de duplicação; e a implantação das praças de pedágio com a contratação e treinamento dos colaboradores. Foram duplicados 65 km de rodovia entre Uberaba e entroncamento da BR-153, início da BR-262.

Investimentos

Durante todo o prazo de concessão, os principais investimentos da concessionária serão: duplicação de 647,8 km da BR-153 e da BR-262 em Minas Gerais; a construção do contorno de Goiânia com 42km e a implantação de terceira faixa na BR-153 entre Anápolis e a capital do estado de Goiás.  Nos primeiros cinco anos, além das obras de duplicação, devem ser implantadas 84 interseções, 38 passarelas, 11 melhorias de acesso e 36,5 km de vias marginais em travessias urbanas.

Além dessas obras, a concessionária investe na recuperação, manutenção e na conservação da rodovia em todo trecho concedido. A Triunfo Concebra oferece ainda socorro médico e mecânico desde o dia 5 de setembro de 2014, disponibilizando aos usuários 24 Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) instalados a cada 50 km. Os postos de atendimento possuem sanitários, área de descanso, informações, água e estão equipados com ambulâncias, guinchos leves e pesados, caminhões para recolhimento de animais e caminhão de combate a incêndio.

Operação nas Praças de Pedágio

Segundo portaria da ANTT nº 4.747 de 11 de junho de 2015, a Triunfo Concebra está apta a realizar a cobrança de tarifa a partir do dia 27 de junho de 2015 nas suas 11 praças de pedágio. São quatro praças em Goiás (Alexânia, Goianápolis, Professor Jamil e Itumbiara) e sete em Minas Gerais (Prata, Fronteira, Florestal, Luz, Campos Altos, Perdizes e Campo Florido). Dos dias 17/06 até 26/06 ,  dez dias antes do início efetivo do cobrança, será realizada a simulação de cobrança denominada “operação educativa” apenas com distribuição de material informativo.

O pagamento da tarifa pode ser feito em dinheiro, chip ou TAG de passagem automática e Vale Pedágio. Não haverá isenção para motoristas que  moram e trabalham em cidade que ficam entre as praças de pedágio. Isenções são autorizadadas apenas para veículos cadastrados que prestam serviços públicos, como ambulâncias e segurança pública. Caso o motorista chegue à praça e não tenha o valor da tarifa, ele assinará uma nota promissória que deverá ser resgatada posteriormente pelo próprio condutor em até 72 horas sob pena de multa e pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“De acordo com o artigo 209, do Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997), “transpor, sem autorização, bloqueio viário com ou sem sinalização ou dispositivos auxiliares, deixar de adentrar às áreas destinadas à pesagem de veículos ou evadir-se para não efetuar o pagamento do pedágio resultam em infração grave, e penalidade de multa no valor de R$ 127,69 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.”

Tabela de Valores das principais categorias

Triunfo Concebra inicia cobrança de tarifa de pedágio neste mês 2

Notícias relacionadas