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Turismo de Minas e Araxá são destaques no encontro comercial Braztoa

Turismo de Minas e Araxá são destaques no encontro comercial Braztoa

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) participa do 2º Encontro Comercial da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), nesta quarta-feira (15), no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. O evento é um dos maiores do país com foco exclusivo na comercialização de roteiros turísticos e uma oportunidade para que as operadoras filiadas à Braztoa forneçam informações e negociam seus produtos e serviços turísticos, permitindo o fomento à comercialização dos produtos turísticos mineiros. Araxá faz parte do projeto “Minas de Ouro que também se concentra nas cidades que compõe roteiros turísticos da Estrada Real.

Além da participação na feira, a Setur/MG, promoverá um Workshop de Capacitação para 100 agentes de viagens Braztoa, com palestras e apresentação dos principais destinos turísticos de Minas Gerais. “Os roteiros mineiros estão formatados para atender tanto o mercado turístico nacional quanto o internacional. A Setur tem intensificado as ações de promoção e divulgação, com parcerias estratégicas visando o incentivo à comercialização do produto Minas Gerais pelas operadoras e agentes de viagens”, afirma a secretária de Estado de Turismo de Minas, Érica Drumond.

A Setur terá um espaço de 10m2, decorado com imagens dos roteiros mineiros que estão sendo comercializados pelos operadores filiados à Braztoa. Haverá degustação de produtos da culinária de Minas, como doce de leite na palha e gelatina de cachaça. São parceiros da Setur o Instituto Estrada Real, a Belotur e as agências Safari Viagens, Master Turismo, Pampulha Turismo e Trilhas de Minas.

Projeto “Minas de Ouro”

Iniciado em fevereiro de 2008, por meio de uma parceria do Governo de Minas, Braztoa, Instituto Estrada Real e Sebrae-MG, o projeto concentrou-se na cidade de Araxá e roteiros turísticos na Estrada Real. Atualmente, é focado na diversificação e promoção dos produtos turísticos mineiros.

O projeto já coleciona bons resultados, tanto na inserção de produtos turísticos mineiros nos catálogos das grandes operadoras de turismo de forma permanente quanto na realização de viagens de familiarização. Já foram executadas seis capacitações, e estão previstas outras dez, o que representa cerca de 150 agentes de viagens nacionais envolvidos. Em outubro de 2008, Minas recebeu um grupo de oito operadores e jornalistas de todos o país para uma viagem por alguns dos principais destinos ofertados por meio do projeto – Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João del-Rei.

O “Minas de Ouro” tem previsão de realização até julho de 2010, fortalecendo o crescimento econômico sustentável através do turismo – viável a partir do aumento no fluxo de turistas no Estado. Algumas operadoras apresentam ainda pacotes customizados, de acordo com a demanda dos clientes.

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