Super banner
Super banner

Vacinação de cães e gatos contra raiva já acontece na zona urbana

Vacinação de cães e gatos contra raiva já acontece na zona urbana

Foto: Caio Aureliano

DA REDAÇÃO/CAIO AURELIANO – O setor de Zoonoses de Araxá já iniciou a vacinação de cães e gatos contra raiva na zona urbana. A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal ocorre desde a segunda-feira (26) e termina neste sábado (31). Vários postos de vacinação estão espalhados na cidade para atender a demanda de 8h às 17h.

Nesta quarta-feira (28), os agentes de saúde estão na Capela da Filomena, no Centro de Referência da Cultura Negra, na unidade do Programa Saúde da Família (PSF), bairro Ana Antônia, no Virtual Entrega de Gás, bairro Jardim Natália, no PSF bairro Pão de Açúcar, na Borracharia Etezinh0, bairro Novo Horizonte, na Mercearia Mendes, bairro Ana Antônia,  e na Mercearia do Izaías, bairro Domingos Zema.

A meta é vacinar dez mil animas na zona urbana. Segundo a veterinária Flávia Rios, que coordena a campanha, nos dois primeiros dias 2200 animais já receberam a vacina.

Na zona rural, a veterinária revelou que 2458 animais foram vacinados.

A raiva é uma doença transmissível tanto para animais como para o homem. A transmissão acontece pelo contágio direto como mordidas, arranhões ou lambeduras de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados. 

“A raiva é uma doença fatal, então, uma vez instalada no animal ou nos seres humanos, não tem cura, nós morremos. A melhor maneira que tem é o animal tomar a vacina e prevenir da doença. Tem tido casos de raiva animal no Brasil. Aqui em Araxá não tem caso de raiva. É necessário que as pessoas que gostam do seu animal, leve ele para vacinar e prevenir contra a doença”, aborda a veterinária.

Mais informações sobre a Campanha de Vacinação Antirránbica Animal podem ser obtidas no contato 36917007. 

Acompanhe o cronograma que será desenvolvido pelos agentes de saúde até sábado:

Quinta-feira (29)

CAPS AD / Santa Terezinha, PSF / João Ribeiro, Espaço Multiuso / Santa Luzia, Bar Rio Branco / Fundo do Cemitério, PSF / São Pedro, PSF / Centro e Praça José Hermógenes / São Vicente.

Sexta-feira (30)

Espaço Multiuso / Leblon, Praça da Creche Anita Mesquita /São Geraldo, Unisa / São Geraldo, Igreja Nossa Senhora Aparecida / Alvorada, em frente a creche Balão Mágico / Alvorada, Unioeste / Boa Vista, Espaço Multiuso e Praça da Árvore do Óleo / Boa Vista.

Sábado (31)

Igreja Presbiteriana Cepac / Abolição – São Francisco, Espaço Multiuso / Abolição – São Francisco, Espaço Multiuso / Bom Jesus, Uninorte / Urciano Lemos, Creche Conceição Velasco / Francisco Duarte, PSF / Tiradentes, PSF / Ana Pinto, fundo da Creche Cássio Barsante / Ana Pinto e barracão da Escola / Max Neumann.

A dose também está sendo aplicada na sede do setor de Zoonoses que fica na Avenida Amazonas de frente com a Igreja São Geraldo.

Notícias relacionadas