
Através de um convite da Câmara Municipal de Araxá, por meio de um requerimento apresentado pelo vereador Mateus Vaz, o secretário municipal de Saúde Antônio Marcos Belo, foi convidado a falar sobre a situação da saúde no município e a gestão no século XXl. Antônio Belo apresentou referenciais de melhoria nas esferas federal, estadual e municipal.
O Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Saúde da Família (PSF) foram alguns dos temas em pauta. O secretário também falou sobre mudanças culturais, como a gestão participativa e a construção do Plano Municipal de Saúde; a chamada gestão plena, para que os recursos oriundos do Governo Federal para o setor cheguem direto aos cofres municipais, como já é feito em algumas cidades do Brasil.
Ele disse que a intenção é consolidar Araxá como modelo de gestão hospitalar e referência na prestação de serviços de saúde da microrregião.
Entre as novidades apresentadas, a reestruturação do Pronto Atendimento Municipal (PAM), que agora passa a ser um Centro de Especialidades Médicas e o Programa de Internação Domiciliar (PID), que hoje está beneficiando cerca de 31 pacientes entre idosos e acamados, além da notícia da construção de um novo canil municipal.