Super banner

Araxá realiza monitoramento da campanha de vacinação contra a rubéola

Araxá realiza monitoramento da campanha de vacinação contra a rubéola

Araxá já alcançou a meta de cobertura na vacinação contra a rubéola, mas permanece com os trabalhos visando aumentar a porcentagem de imunizados e avaliar a campanha. Até a próxima sexta-feira (10), agentes de saúde das seis unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs) da cidade fazem um trabalho de monitoramento de casa em casa nos bairros. A relação dos índices registrados pelos municípios está disponível para consulta no site do Programa Nacional de Imunizações.

No Brasil, a cobertura, até então, é 88,01%. Nenhum dos Estados da federação atingiu, por enquanto, os 95%. Minas apresenta o oitavo melhor resultado com 91,14%.

Monitoramento

Para quem atingiu a meta, o próximo passo é a realização do Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC), ferramenta que será utilizada para verificar se determinada região está ou não com a cobertura compatível em relação aos índices registrados. De acordo com a coordenadora de Enfermagem, Telma Di Mambro, o monitoramento começou hoje (8) e termina nesta sexta-feira (10).

Nos postos de vacinação permanece o trabalho técnico e há vacina a disposição de quem não se imunizou. “Caso os agentes notifiquem alguém que não tomou a vacina, eles marcam um horário e os enfermeiros dos PSFs realizam a visita e aplicam a vacina. Telma destaca que a meta de 95% dos homens não atingida até o último levantamento da secretária de saúde, foi alcançada nesta semana.

A população não vacinada responderá a algumas perguntas para uma melhor compreensão da situação. Esse grupo de pessoas determinará se sua não vacinação ocorreu em decorrência da falta de visitas das equipes de vacinação ou ausência no momento da visita, falta de tempo, falta de conhecimento a respeito da imunização, recusa por diversas razões, indicação médica, perda do cartão de vacinação ou outros motivos.

Notícias relacionadas