Super banner

Araxá recebe Audiência Pública sobre a Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Araxá recebe Audiência Pública sobre a  Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Acontece na próxima segunda-feira, 26 de agosto, às 14 horas, no Teatro Municipal de Araxá, a Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei Complementar da Deputada Liza Prado que propõe a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – RMTMAP.

Já foram realizadas Audiências Públicas sobre o tema nas cidades de Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Araguari, Monte Carmelo, Patrocínio e Patos de Minas.

Na oportunidade estarão presentes os deputados integrantes da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais e integrantes do Governo do Estado, além de lideranças políticas, sociais e empresariais da região.

Em função das características e dilemas comuns, há um órgão específico do Poder Executivo para apoio e gestão das regiões metropolitanas em Minas: a Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana. Com a aprovação do Projeto, a região será subordinada a esta secretaria, e sobrevirão muitos benefícios para a região, como acesso facilitado a recursos públicos federais e estaduais, tarifas integradas para o transporte coletivo intermunicipal, fim de ligações interurbanas, aumento do teto do programa minha casa minha vida, políticas públicas integradas, centralização da coleta seletiva de lixo urbano, arranjo metropolitano (criação da Agência Metropolitana; do Fundo de Desenvolvimento metropolitano; Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado; Conselho Metropolitano e Assembleia Metropolitana).

Para a deputada Liza Prado, autora do projeto que propõe a Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba é muito importante a participação popular para um melhor entendimento da importância regional desta iniciativa e os seus benefícios diretos e indiretos a toda população.

Notícias relacionadas