Contribuinte que pagou o IPVA à vista já recebe o CRLV 2010

Contribuinte que pagou o IPVA à vista já recebe o CRLV 2010

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) relativo a 2010 já está sendo enviado aos proprietários de veículos que decidiram pagar à vista o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e que também quitaram a Taxa de Licenciamento, o seguro obrigatório e eventuais multas. Mais de 510 mil certificados foram emitidos e enviados para os endereços dos respectivos interessados.

A emissão é feita pelo Departamento de Trânsito (Detran/MG) e o CRLV é documento de porte obrigatório para todos os motoristas. Para aqueles que ainda não receberam o novo certificado, porque decidiram, por exemplo, pagar o IPVA parcelado, continua valendo o CRLV de 2009. Depois de março, o Detran/MG divulga uma escala de licenciamento e, a partir daí, todos os proprietários deverão estar em dia com seu IPVA, Taxa de Licenciamento, seguro obrigatório e eventuais multas para receber o certificado.

Para aqueles que decidiram parcelar o IPVA, a segunda parcela começou a vencer na semana passada. O pagamento feito fora do prazo estabelecido pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) sofrerá multa de 0,3% ao dia. Decorrido o prazo de 30 dias e não havendo o pagamento, a multa será de 20% e a cada mês haverá uma correção pela taxa Selic.

Onde pagar

Para pagar, o contribuinte deve se dirigir a uma das agências dos bancos credenciados ou usar a Internet para quitar seu imposto, portando o número do código Renavam e o número da placa do veículo. Estão credenciados a receber o IPVA os bancos do Brasil, Bancoob, Bradesco, HSBC, Itaú-Unibanco e Mercantil do Brasil. Podem ainda aproveitar outras facilidades oferecidas diretamente pelas instituições financeiras para pagar o tributo.

A Taxa de Licenciamento, cujo prazo final para pagamento é 31 de março, também já está sendo recebida pelos bancos credenciados. O contribuinte que desejar pode pagar agora, sem esperar a data de vencimento.

Com informações da Agência Minas

Notícias relacionadas