Super banner

Pequenos jardineiros recebem doação da Capal

Pequenos jardineiros recebem doação da Capal

Integrantes da Capal e do Pequeno Jardineiro - Divulgação

A Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal) realizou a doação de diversos pares de botina aos adolescentes que participam do programa social Casa do Pequeno Jardineiro. A iniciativa é um agradecimento pela parceria entre as duas instituições no projeto de paisagismo e jardinagem nos armazéns da entidade.

Os adolescentes plantaram cerca de 8 mil m² de grama e mais de 50 mudas de árvores em toda área da  filial da cooperativa. O objetivo é melhorar as condições de conforto ambiental, proteger o solo contra a erosão, organizar e estruturar os espaços livres projetados, com a finalidade de melhorar o acesso de cooperados, fornecedores e colaboradores.

A Casa do Pequeno Jardineiro realiza um trabalho voltado para a educação ambiental e a capacitação de menores aprendizes na área da jardinagem, através de produção de mudas de árvores nativas do Cerrado, plantas ornamentais e medicinais.

Atualmente são 86 adolescentes, selecionados a partir da situação sócio/econômico com prioridade para menores carentes, com idade entre 14 e 17 anos, que estão participando do projeto. Eles recebem uma ajuda de custo mensal de meio salário mínimo, além de vale-transporte e alimentação. Toda a produção é destinada às praças e jardins públicos, além de doações à comunidade, arborização urbana e para a recuperação de matas ciliares e revitalização de nascentes.

O diretor de Produção da Capal, Caio Côrtes, diz que a comunidade faz parte de um dos sete princípios cooperativistas. “Quando iniciamos o projeto de paisagismo e jardinagem na fábrica de rações, nós entramos em contato com a Casa do Pequeno Jardineiro e buscamos uma parceria. Um projeto reconhecido na nossa cidade e que busca a capacitação e educação de adolescentes carentes”, afirma.

“Com a finalização do paisagismo na fábrica, um trabalho muito bem realizado pelo Pequeno Jardineiro, nada mais justo que realizar essa doação de botinas para os adolescentes. É uma forma de agradecer, de retribuir, o trabalho prestado”, acrescenta o diretor.

Para a coordenadora do Programa Casa do Pequeno Jardineiro, Márcia Balieiro, é extremamente gratificante contar com o apoio de uma grande instituição como a Capal. “Sempre tivemos o apoio da cooperativa e só podemos agradecer a confiança no nosso trabalho e todas as parcerias que realizamos. O Pequeno Jardineiro representa para os jovens a oportunidade de inserção do mercado de trabalho. Estamos passando por algumas modificações para aprimorar nosso atendimento. Com a adequação das instalações, o atendimento vai melhorar e as atividades fora de sala de aula serão ampliadas”, destaca Márcia.

Notícias relacionadas