Super banner

Queijo Minas Artesanal Araxá participa da Expocachaça em BH

Queijo Minas Artesanal Araxá participa da Expocachaça em BH

O Queijo Minas Artesanal, de sabor reconhecido em todo o Brasil e considerado patrimônio cultural do Estado e do país, é uma das atrações da Expocachaça Dose Dupla. A feira será realizada desta quinta-feira (14) a domingo (17), na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte.

Os produtos das queijarias mineiras vão ficar expostos na Ilha do Queijo, espaço constituído por um estande representando as regiões produtoras, tendo também um anexo onde serão apresentadas palestras sobre a produção e aspectos sanitários do alimento. As regiões produtoras são Araxá, Cerrado, Serro, Canastra e Vertentes.

“A introdução do produto nessa feira é, antes de tudo, o reconhecimento do trabalho desenvolvido por cerca de 9,5 mil produtores do Estado, que colocam no mercado, anualmente, um volume próximo de 30 mil toneladas de queijo artesanal”, diz  Lucas Scarascia, superintendente de Segurança Alimentar e Apoio à Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

De acordo com o superintendente, os queijos das regiões participantes são produzidos com o suporte do Projeto de Apoio aos Queijos de Fabricação Artesanal de Minas Gerais. “Estão cadastradas 148 queijarias no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), instituição vinculada à Seapa”, acrescenta Scarascia.

O estande da Ilha do Queijo terá espaços para degustação e venda a granel, em porções e peças inteiras (embaladas) do produto. Uma área da ilha será utilizada para palestra e degustação assistida.

“Estão programadas quatro palestras por dia. Um dos temas será o conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas por meio do programa para o aprimoramento da produção do Queijo Minas Artesanal”, diz Scarascia.

Ele acrescenta que também serão realizadas apresentações sobre as diferenças entre o queijo artesanal e o industrial, as características específicas do produto conforme as regiões produtoras, e a importância da maturação (processo em que o queijo perde a umidade e adquire as características próprias de aroma, textura e sabor).

“Outro tema é a importância do controle sanitário realizado pelo IMA e a necessidade de participação do consumidor, que deve exigir no mercado o produto com qualidade e segurança alimentar.”

Scarascia destaca que na degustação assistida os técnicos vão fazer comparações entre os diferentes queijos artesanais existentes na forma maturada.

“É uma excelente oportunidade para lançamento da ideia do queijo maturado como tira-gosto. A feira vai ajudar na divulgação do Queijo Minas Artesanal junto a consumidores e comerciantes, tendo em vista que o programa aponta para a necessidade da abertura de mercado formal para o produto maturado.”

Cara de Minas

Para José Lúcio Mendes, diretor de Marketing da Expocachaça Dose Dupla, o Queijo Minas Artesanal é mais um importante produto com a “cara de Minas” que ganha espaço na feira, ao lado da cachaça de alambique e a cerveja artesanal.

“A Expocachaça possibilita trabalhar essas cadeias com eficiência, principalmente em razão do espaço gourmet da feira. De acordo com a programação, entre 14h e 18h haverá atividades técnicas, dirigidas ao conhecimento dos produtos e das atividades específicas, e depois, até a meia-noite, serão apresentados shows.

Mendes explica que a oportunidade de experimentar os produtos e depois se divertir contribui para a fixação do sabor de forma positiva na memória do consumidor. “A experiência desses dois momentos vai facilitar futuramente a decisão de compra dos produtos.”

Com Agência Minas

Notícias relacionadas